domingo, 24 de janeiro de 2010

Viva ou Morta?

Otite. Foi exatamente o diagnóstico do jovem médico às minhas dores de cabeça lancinantes. O ouvido mesmo não doía nada. Aí me pergunta se estive com resfriado. Gripe Suina em agosto enfatizei. Meu lindinho ali do meu lado sempre sorridente, ouve , como eu também e claramente o médico perguntar: E sobreviveu? Mas lógico que não. Olha, meu sangue ferveu e a gargalhada do lindinho ecoou pelo hospital: queria saber se realmente eu tinha sobrevivido ,porque do jeito que sou teimosa podia estar ali andando disfarçada.
Até piadinhas inocentes, gente, requerem do autor inteligência, por favor! Achei muito sem graça a piadinha da Dilma em chamar todo mundo pra legalização dos terreiros e depois dar uma disfarçada , pois desagradaria gregos, catolicos, troianos e evangélicos. Muita gente que poderia votar nela. Imagino a sensação daqueles religiosos que foram ver uma coisa e encontraram outra.Só podia ser piada de mal gosto.
Uma amiga disse que tenho humor ácido, mas gente depois que cai o raio não adianta clamar por Santa Bárbara. Não posso ser conivente. Deporia contra tudo que aprendi e contra todos os poucos iluminados que conheci nesta vida.No meio de tudo encontro um texto que diz o seguinte sobre a Umbanda: "Mas não as considera como entidades, apenas como forças ou espíritos puros que através dos Guias espirituais se acercam das pessoas para ajudá-las. Os Orixás, a Mata Virgem, o Rompe-Mato, o Sete Flechas, a Cachoeira, a Jurema e os Caboclos representam facetas arquetípicas da Divindade. Elas não multiplicam Deus num falso panteísmo mas concretizam, sob os mais diversos nomes, o único e mesmo Deus. Este se sacramentaliza nos elementos da natureza como nas montanhas, nas cachoeiras, nas matas, no mar, no fogo e nas tempestades. Ao confrontar-se com estas realidades, o fiel entra em comunhão com Deus." Dito por um teólogo de esquerda chamado Leonardoo Boff. Dilma ,a candidata a presidente do Brasil deveria ler, se tivesse um tempinho. No mesmo texto ele fala assim:"...um teólogo que não consegue ver Deus para além dos limites de sua religião ou igreja não é um bom teólogo. É antes um erudito de doutrinas. Perde a ocasião de se encontrar com Deus que se comunica por outros caminhos e que fala por diferentes mensageiros, seus verdadeiros anjos. Deus desborda de nossas cabeças e dogmas."
Falando de religião, este sim "o cara", consegue passar uma mensagem muito bem aplicável a quem quer se eleger a um, tão importante cargo, que transformo o texto para um melhor entendimento: Um erudito em políticas perde a ocasião de se encontrar com seus eleitores, que se comunicam por diferentes meios e por diferentes caminhos,e não se importam com a distribuição das mesmas oportunidades a todos, desde que as leis sejam feitas em igualdade, com o mesmo propósito: democracia!
Desculpe se fui ácida, mas nem sei se estou viva, pois o laudo pelo SUS ainda não saiu...

2 comentários:

  1. um cavaleiro, em toda sua dignidade, não nega suas origens. de mesma forma, um estúpido tem a liberdade continuar tripudiando na luz que não é sua sem saber que tem os pés ali, cravados, enfiados na lama.

    ResponderExcluir
  2. é nas entrelinha que conseguimos enxergar o que se passa no interior das pessoas.
    Parabens pelos comentarios de altissimo nivel.

    ResponderExcluir