sexta-feira, 23 de abril de 2010

"Mas Maris"


Olha só que interessante o que eu achei na internet. A origem da palavra MACHO. A palavra "mas maris" era utilizada em latim para designar o sexo que gera filhos fertilizando óvulos do outro sexo. O diminutivo "masculus" aplicava-se aos cachorros do sexo masculino. Em latim vulgar, este diminutivo converteu-se em "masclu, masculu", que tinha o sentido de pequeno macho ou machinho, no português de hoje. O processo completou-se com a transformação de "masclu" em macho e nos derivados másculo, masculino, etc.

Aqui em casa é uma maravilha. O lindinho se auto-entitula macho-alfa. E os filhotes dele são machos-alfinhas. E a intenção disto tudo? Mandar em mim. Sofro, mas só 2,3% do tempo. O resto dou risada.

Enquanto homens sonham com o domínio masculino sobre o mundo , uma mulher e mãe chamada natureza vai arrumando a casa. Um terremoto aqui, um tufão ali, outra tsunami ou erupção, e a casa vai tomando jeito através dos quatro elementos. A natureza não está nem aí em que posição do alfabeto o homem está. O mundo, o velho macho alfa, através da natureza está em evolução. E ele entende e aceita isso. Do caos se fez a criação.

Sempre falo pros meus filhos que antes de serem homens eles tem que ser gente. Pode ser homem alfa, delta ou ômega, mas tem que ser digno. Pondere sobre seus atos. A vida é um livro em branco e como tal você pode escrever o que quiser, mas o que está escrito você não pode mais apagar, nem rasgar feito criança mimada. Homem pode chorar sim, mas assim como as mulheres não podem se demorar no choro, porque isso é perigoso. Traz trevas pro coração.

Um homem deve ser um guerreiro, mas se ficar mostrando suas medalhas do passado pra todo mundo, o tempo todo, elas fatalmente perderão o valor. O importante é o hoje. As mulheres sabem disto. É no hoje que a mãe ama seus filhos, para que os amanhãs deles sejam repletos de medalhas.

Um homem jamais vai entender o que é parir. Um pai sabe. Uma mãe sabe. O dia-a-dia no acompanhar do crescimento de um filho é prazeroso, mas também doloroso as vezes, e cansativo. Amar um filho é ensiná-lo a respeitar a vida, onde quer e como ela se manifeste, independente de idade. Vejo tantos pais e mães parirem , com todas as forças, meios de sustentar não só o corpo,como também o crescimento espiritual e intelectual dos seus filhos que chego a me emocionar profundamente.

Que Ogum indique o caminho da felicidade a todos os pais e mães que amam e educam seus filhos com fé!

2 comentários:

  1. Amiga, me emocionei com suas sábias palavras!
    Você é uma guerreira, cheia de luz, e que transmite paz para todos nós... comigo é assim!
    Já disse e repito, amo você de coração, de alma mesmo, você é tudo na vida de seu lindinho e de suas crias, mas é muito na minha vida e de tantas outras viu!
    Bjs
    @carlafloresadv

    ResponderExcluir
  2. Palavras sempre sábia e que marcam. Sempre que posso, sou uma passadinha aqui. Me faz bem.
    .
    Um dia, quero ser como você - que parece que apesar dos pesares, vive me paz.

    Ainda falta um longo caminho pra mim:
    http://www.mulherices.com.br/

    ResponderExcluir