terça-feira, 17 de agosto de 2010

Em Paz com a Liberdade

Meus filhos sofrem. Tem que pensar muito para falar. Meu bebê de nove anos veio me pedir, com aquele ar autoritário de todo caçula: Ano que vem vou para a quinta série, então posso ir sozinho né? Não pode não! Por quê?- ele me pergunta com aquela cara de quem não acredita no que está ouvindo. Simplesmente porque podem roubar você. Ah, eu nunca tenho dinheiro, ninguém vai querer me roubar. Vão sim, você inteiro, você é muito lindo. Ah mamãe, você está exagerando! Você também está bebê! Eu sou macho! E eu a fêmea dominante, então acaba aqui a conversa. Ok, então vou falar com papai.
Não importa a idade. O ser humano está sempre buscando a liberdade, ou pelo menos a sensação que ela traz. Sabe aqueles desenhos onde aparecem fantasmas carregando pesadas correntes? Não acho certo. Nunca vi ,nem sei de caso algum de aparições que carregam correntes, contudo já vi encarnados arrastarem correntes pesadíssimas sem se darem conta.É assombroso.
As filosofias hindus falam do não se apegar a nada, nem a ninguém. Além de difícil, este o qual eles chamam de único caminho para libertação, nos livra também da vivência em si. Não tenho conhecimento para discutir as filosofias orientais. Estou presa a outro tipo de idéias.
Qual é a diferença que há entre um ser humano escravo numa fazenda no nordeste e uma pessoa que acha que o carro é extensão do seu corpo? Nenhuma. Perder um retrovisor, como ocorreu estes dias, e matar por conta disto um pai de família não é culpa só da bebida. Não sou a favor do alcoolismo, sou a favor da consciência de nossas limitações. O fazendeiro que priva a liberdade do próximo está satisfazendo um desejo igual ao do assassino daquele pai trabalhador.Sou a favor de descobrirmos o que há dentro de nós, e o que nos move para a esquerda ou direita. O desapego talvez seja um caminho mais fácil, mas vejo nele uma ponta de falta de humildade. Nossas reais experiências nesta vida, e a reação a elas, nos dizem quem somos.
Veja, nada neste mundo está em desequilíbrio, se Deus é perfeito em sua Criação. A Doença e a Cura foram criadas no mesmo dia. Há proliferação de maldade, em atos escabrosos cometidos pela raça humana? Há. Então, em algum lugar há pessoas comprometidas no bem comum. Elas não aumentam o índice de audiência na mídia. Todo mundo é bom até prova contrária, assim sendo por que mostrar coisas óbvias?
Não entendo certos raciocínios.
No dia 25 de Outubro de 2009, entre noticias que precedem as partidas de futebol, fomos surpreendidos por mais um fato que estarreceu a sociedade paranaense: o atropelamento do estudante de direito da Faculdade de Curitiba - João Henrique Mendes Xavier Viana, 21 anos, na saída de um estádio na Cidade de Curitiba. Filho da umbandista Ana Maria Mendes, que faz parte da gira que freqüento.
Já falei outras vezes que a gente só busca a paz quando se está em guerra. Para isso se precisa de alguns elementos: um bom filho de Ogum disposto a abrir caminhos, um filho de Oxossi para mediar e uma filha de Yansã para espalhar pelos 4 ventos.Pai Fernando de Ogum abriu espaço no blog, O Sidney de Oliveira, filho de Oxossi, reproduziu em um texto o pensamento umbandista no Manifesto pela Paz e pela Cidadania, o qual foi enviado a todos os políticos do Paraná.
Apenas um político foi solidário em um ato concreto, o Deputado Estadual Caíto Quintana, que nem umbandista é, mas que certamente representa bem o espírito público. Instituiu no calendário oficial o Dia da Paz entre torcidas organizadas – será sempre no quarto domingo de outubro, em homenagem ao João. Estamos organizando para que neste dia o uniforme de todas as torcidas seja uma camiseta branca.
Nesta segunda ele esteve no terreiro. Aí conclui este texto sobre liberdade que estava sendo digerido pela minha alma. Foi exatamente quando a Ana Maria Mendes mostrou a Cura. Um grande médium umbandista é aquele que consegue transmitir o que aprendeu dentro do terreiro e usar desta força para transformar. E há realmente magia nisto. A Ana faz parte da corimba. Ela está lá sempre cantando os pontos. Quando ela começou a falar todos os anjos do terreiro sentaram em volta dela enquanto nós da corrente só sentíamos a força que dela emanava.. Ela agradeceu pelo Deputado ter feito a lei de conscientização, pois os pais tem direito de dar tchau para os filhos que vão se divertir numa partida de futebol, e vê-los voltar felizes pela diversão. Citou alguns pais ali presentes que têm filhos freqüentadores dos mais diversos times. E terminou, altiva e sorridente, agradecendo por ele ter transformado o filho num símbolo de paz. É preciso saber o poder ilimitado da liberdade para se poder falar daquele jeito. Só sendo maior que a própria dor, para trazer uma forma de cura. Ana de Oxossi, a nossa guerreira da paz. Esta é minha homenagem à lição que ela nos deu como médium e mãe.

Para saber mais sobre o projeto:

http://paimaneco.blogspot.com/2009/11/deputado-quer-instituir-o-dia-da-paz.html

Abaixo o post com o texto do Manifesto.

17 comentários:

  1. saravá tu, babe, e saravás muitos à Ana.
    se não disse antes, agora digo: é bom demais aprender com vocês.
    amor é isso!

    bjobjo

    ResponderExcluir
  2. Fui criada com a certeza do amor de meus pais. Nunca precisaram me dizer eu te amo para que eu soubesse o tamanho e a grandeza deste amor. Filhos que somos, também amamos e muitas vezes só expressamos com olhos e atos o que a boca nos cala. Mãe, tenha a certeza de que o amor que consola é o mesmo amor que do seu coração brota. Este sentimento nosso agora se renova lindamente espiritualmente em uma nova forma. Beijos

    ResponderExcluir
  3. "Um grande médium umbandista é aquele que consegue transmitir o que aprendeu dentro do terreiro e usar desta força para transformar". Destacando tal frase, não precisaria de mais nada para comentar, pois tal é o reflexo que tem tido sua presença em minha vida, ainda que virtualmente, apenas.

    Sábado insisti com meus pais que sairia e só voltaria quando tivesse ônibus, ou seja, na manhã do dia seguinte. Minha mãe hesitou e eu me dei o pífio direito de ficar brava com ela. Mas, não sei se é costume de pai e mãe torcer assim nesses casos de alguma forma, saiu tudo errado e tive uma das piores madrugadas da minha vida. Meus pais nem sempre estão certos com relação a mim, mas graças a Deus, com algumas dores, tenho aprendido a escutá-los.

    Assim, percebo que a liberdade tem um preço e, depois de sábado, não estou disposta, por enquanto, a pagar por ele. Toda a proteção que tive na rua numa única madrugada, vendo tantas desgraças, mudou um pouco minha forma de encarar as coisas. Essa forma de ver está sempre mudando. Que bom!

    Adorei o post (ah, de novo? rs)! Adorei o vídeo! Achei cada frase de Pai e Mãe do seu terreiro uma lição, um be-a-bá da vida. Você sabe professar, já disse. E não sei por que, mas toda vez que leio o nome de Oxóssi, sinto cheiro de folha. Eu juro que sinto!!!

    Esteja em paz (você, seu marido, seus filhotes) sempre! Abraços envoltos em libélulas :)

    ResponderExcluir
  4. (minha amiga) Tudo que acontece atualmente, ainda que pareça duro e árduo demais, é por bem. Um dia no futuro você olhará para este momento e dirá, com certeza, que não poderia ter acontecido nada melhor do que aconteceu,isso é na verdade coisas da vida, vida que já não nos pertence, por mais que vejo na rua, por mais que leio nos jornais, as vezes não acredito, como esse belo país está, temos mais que acreditar que somos humanos ainda, a vida se tornou uma espécie de dinheiro poder como troca do do silencio do cidadão, está ai na TV abraços, beijos, cafezinho na cozinha da dona maria, pedir paz, ainda é a melhor forma de combater esse mal. saí um pouco do texto, esse texto, na minha opnião me deixou sem palavras, como sempre, e sem surpresas outro belo texto, boa noite querida amiga.

    ResponderExcluir
  5. O grande exemplo de desprendimento vem dessa mãe, que com fé, aceitou a perda do filho de uma forma brutal e sem sentido, conseguindo transformá-lo num símbolo de luta pela paz de outras famílias.
    Deus abençoe Ana de Oxossi e continue iluminando seu caminho, que com certeza, é com a missão de espalhar amor. E abençoe a você, amiga querida, que sempre tem uma história para nos contar, trazendo aquele ensinamento profundo, aquela inquietação que faz nossas almas refletirem, se analisarem e buscarem o melhor.Você é um ser de muita luz, que graças aos Orixás, cruzou o meu caminho. Obrigada. Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso o texto, como sempre. Força para os que ficam e luz para os que se vão para outra esfera. Força para nos desapegarmos de coisas tão pequenas como um retrovisor de um carro, força para o advogado do assassino que diz que "isso acontece". Força para todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Impressionante como parece comigo e meu filho de 10 anos, um ser tão independente , sempre foi, desde que saiu de mim ele sempre foi forte e independente, por um lado eu o admiro por outra tenho verdadeiro pavor, pois nem sei o que seria de mim sem esses olhinhos jabuticabas mirando os meus, imagino o quão forte essa mãe tem sido,
    parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Andréa por seu texto que homenageia minha irmã. Agradeço também o empenho de todos que se dispuseram a travar esta luta pela paz entre as torcidas. Ainda não consigo me expressar devidamente a respeito da morte do João. A possibilidade de transformar seu nome num símbolo da paz é um alento diante da imensa dor que sentimos. A fé na Umbanda e a certeza de que o João está bem é o que nos dá forças para continuar nossa jornada na Terra com tranquilidade. Que o apoio de amigos como você, o Sidney e o deputado Caíto Quintana, em momentos quando não conseguíamos pensar em mais nada, seja transformado na ação preventiva que é a conscientização do valor e da fragilidade da vida.
    Mais uma vez obrigada
    Cris Mendes

    ResponderExcluir
  9. A força da liberdade é demosntrada quando nascemos. E porque choramos ?. De alegria por respirar a liberdade ?. De sentir dor nos olhos por não suportar a luz? Também.. quanto tempo de vivendo na escuridão.

    Escuridão ? Mas a mãe é amor, carinho, alimento, proteção, calor e luz.

    Entendi... choramos porque perdemos tudo isso. Agora tudo é frio, o sabor do alimento é diferente, sentimos cólicas, sentimos solidão.

    Mas a mãe continua ali, escuto o mesmo coração. Então eu tenho de novo amor, carinho, alimento, proteção, calor e luz.

    Para mãe não importa a idade se 9 ou 90 seu rebento será sempre um bebê. seu cuidado será sempre exagerado.

    A liberdade do ser é como a liberdade que DEUS nos da. Temos o livre arbítrio desde que sigamos suas regras. Somos livres desde que sigamos as leis de nossos Mentores. Somos livres desde que sigamos as leis da sociedade.

    Na verdade voz digo, só os loucos são livres.

    Não liberte seu filho. Apenas permita que ele se sinta livre. De apenas alguns metros de liberdade. Não são nossas mãos que vão livrar nosso rebanho do seu destino. São nossas preces, nosso coração, nosso desejo, nossos olhos, nossa recomendação.

    Eu acompanhei todos esses fatos nos veículos de comunicação e lembrei de um filme "Premonição". O Anjo da Morte quando vem, apenas usa de artifícios para levar aquela alma, que esta com prazo de validade descrito no rótulo do seu destino.

    Precisamos estar atentos ao nosso prazo de validade. É simplesmente o tempo que temos para evoluir e tirar as pedras que estão em uma imensa mochila presa as nossas costas.

    Um vez escrivi uma frase - "O Universo as vezes é egoísta, nos tira pessoas que amamos. Só porque querem anjos no céu." Uso sempre para consolar pessoas queridas no momento de perda.

    E assim creio que tudo tem um objetivo para o universo. Muitas leis foram criadas homenageando pessoas que foram para o outro plano. E essas pessoas tinham uma missão aqui, eles vieram para que uma mudança fosse implementada. E assim sua missão foi cumprida aqui na terra.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  10. Andréa, ler esse texto e mais especificamente ler sobre Amor e Desapego trás diversas reflexões para mim.
    Tô com 31 anos e grávida do meu primeiro filho. Então você deve imaginar o universo de novidades que se abriu por aqui.
    Pra quem achava que não teria filhos nesta encarnação e se conformava com isso dizendo que não queria tê-los, a descoberta da gravidez já foi uma novidade e tanto.
    Pra quem estava acostumada a levar um vida apenas com as minhas obrigações ser responsável e amar outro ser é uma benção que trás uma penca de ensinamentos.
    Já comecei a minha caminhada em relação ao desapego, a dividir, a somar, a amar...
    Parabéns mais uma vez!
    Torço para que as pessoas continuem lutando por seus direitos, pois em nosso país, só através de lutas e que conseguimos garanti-los. Acredito que um dia isso mudará e iniciativas como essa serão responsáveis pela evolução.

    ResponderExcluir
  11. A sociedade e suas produções de subjetividades acabam conduzindo as pessoas a vincularem liberdade como direito conquistado fora de si, sem considerar os direitos e limites dos outros. liberdade passa a ser entao uma vivência rasa.
    Filosofica e espiritualmente, entendemos que liberdade tem sim muito a ver com esse conceito oriental: desapego! se o verdadeiro mundo é espiritual, entao é lá que está nossa liberdade e aqui um exercício para atingi-la é o desapego. desapego de tudo inclusive de si, da personalidade que assumimos na matéria, das coisinhas, conceitos, certezas, preconceitos e conceitos.

    Qualquer iniciativa pela paz é justa, mas nao podemos deixar de pensar que a justiça divina nao falha e que, se ainda há sofrimento neste planeta, é porque ele ainda é experiencia necessária. vamos viver de modo a nao necessitar desse tipo de experiencia, nos transformando internamente porque de verdade mesmo só podemos mudar a nós mesmos!

    Saravá minha irmã Andrea! admiro seu trabalho de informar para fazer pensar, para que aquele que lê possa parar e questionar... e se questionar!

    ResponderExcluir
  12. A cada dia que passa o mundo me choca mais. Onde é que já se viu ser necessário instituir o dia da Paz entre as Torcidas Organizadas? Quem poderia imaginar que chegariamos ao ponto de precisar conscientizar pessoas sobre seus momentos de lazer. Algo que é feito para entreter, para divertir, para agradar - como uma partida de futebol - de repente se torna um canto assustador e perigoso. Eu adoro estádios, adoro o clima de torcida e até mesmo as provocações. O que me assusta é a incapacidade total das pessoas de levar um desaforinho para casa. Tudo é questão de vida ou morte. Até um retrovisor vira motivo para matar ou morrer. Está ficando difícil viver, discordar e até mesmo errar [a mais humana das atitudes]. Não há tempo para aprender, não há chance de fazer de novo. Não deixe sou filho ir sozinho a escola - se ele cometer qualquer tropeço no caminho - pisar no pé de alguém, ter um momento de desatenção - ele pode não ter uma segunda chance. Triste, não?

    ResponderExcluir
  13. São pessoas assim que nos inspiram, nos engrandecem, nos conduzem à superação com seu exemplo. Conte comigo pra divulgar essa campanha. Vamos usar essa força para transformar, como bem disse!!!
    grande bjo e muito axé!!!

    ResponderExcluir
  14. Maravilloso artículo de Andrea que nos deja reflexionando sobre el "Estado de no Paz", que sin duda parte desde el interior de nosotros mismos, pues en nuestro afán del TENER, se nos olvida lo más importante que es el SER.
    Quizá es hora ya de ambiguedades respecto de la violencia sin sentido, partiendo por el uso adecuado de la Libertad y no del libertinaje, de la Paz y el Amor y no la destrucción de éste a través de la bestialidad de los racionales seres humanos que actuamos como inhumanos y ya nada nos asombra.
    Esa es la relevancia, a mi juicio de este artículo, que volvamos a asombrarnos con las cosas simples, sencillas y cotidianas y rechacemos con fuerza y decisión, la violencia innecesaria siempre para la solucón de las controversias.
    Mis corciales felicitaciones, estimada Andrea, como siempre has enseñado, con magistral pluma, las realidades más crudas y cruentas, para producir el cambio positivo.
    Fernando Rodríguez Guzmán, Chile

    Andrea artigo maravilhoso que nos deixa a pensar sobre a "regra de não Paz, sem dúvida, em parte, dentro de nós mesmos, porque em nosso desejo de TENER, nos esquecemos a coisa mais importante é o SER.
    Talvez seja hora de ambiguidades relativas à violência gratuita, a partir do uso adequado da liberdade e libertinagem, Paz e Amor e não a destruição do mesmo através da brutalidade de seres humanos racionais ato como desumano e nada nos surpreende.
    Essa é a relevância, eu acho deste artigo, vamos voltar a pensar nas coisas simples, simples e cotidiana, e em voz alta e claramente rejeitam a violência desnecessária para a solução, embora sempre de litígios.
    Meus parabéns corciales estimada Andrea, como sempre ensinou, com pena magistral, a realidade crua e sangrenta para produzir uma mudança positiva.
    Fernando Rodríguez Guzmán, Chile

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo texto,nestes momentos só os amigos e a nossa umbanda maravilhosa, para poder aliviar a dor que sentimos, já passei por isso.Só pedimos PAZ

    Dede zanchetta

    ResponderExcluir
  16. Cigana...Ah Cigana!!! Só quem é mãe ou pai pode ter ideia da dor desta mãe e, graças a Deus no meu caso, só ideia. A dor desta perda só quem sente é ela. Que generosidade e grandeza, em meio esta dor imensa, conseguir agradecer (não sei se eu conseguiria). O fato dele ter se tornado um símbolo de paz não o traz de volta para o colo vazio desta mãe. Teu texto é uma homenagem a esta mãe e este filho que se foi. É tão lindo que que chega a doer. Deus abençoe esta mãe lhe dando a paz que precisa. Deus te abençoe por ser capaz de escrever assim.

    ResponderExcluir