sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sonhando Estrelas



Uma figura era Frei Miguel. Frei capuchino que atendia na Cidade Industrial de Curitiba. Uma figura franzina, um médium maravilhoso, consultado por muitos daqui e de fora. Falecido há treze anos, lembro-me sempre de sua marca registrada: um humor sem precedentes. Sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e ao campo de concentração, e dizia que o bairro que morava tinha tudo de que precisava para sua missão nesta terra: farmácias, supermercados, drogados e arrombadores. Uma verdadeira maravilha. Uma vez perguntado se era milagroso, olhou para mim e disse: sou mesmo, não conheço mais ninguém que goste de Kisuco de uva. Fazia questão de mostrar seu túmulo. Construído estrategicamente para que as beatas que insistiam em pegar no seu pé caíssem num fosso quando se ajoelhassem em volta dele.
Onde há um médium, sempre há alguém querendo saber alguma coisa. Na Umbanda, não há beatas, mas um tipo bem comum ao que me incluo: os contadores de sonhos. O sonho tem nuances tão pessoais que dificultam às vezes seu pronto esclarecimento. No meu entendimento, o espírito se depara com informações que fluem pelo ar que são codificados pelo cérebro através de elementos conhecidos. Às vezes são apenas sonhos mesmo, é o nosso HD mental dando uma esvaziada.Pais e Mães de Santo os escutam aos montes. Se houver uma mensagem em um sonho, o tempo se encarrega de mostrar.O meu lindinho sonhou um dia que estava com a Sandra Bullock, mas no sonho seu grande desejo era ficar com a Clementina de Jesus. Acordou assustado....
Nossa mente nos prega peças. Temos que estar munidos sempre com bom humor para enfrentá-las. Aqui, para as crianças, qualquer barulho anormal numa noite de lua cheia só pode vir de um lugar: a mula-sem-cabeça. Um espírito vagando é uma coisa compreensível para eles, uma mula-sem-cabeça é o fim anunciado dos tempos.
Gosto dos sonhos mais profundos. Aqueles produzidos por sonhadores acordados. Sonhos que surgem de idéias que brotam em cérebros pré-destinados a traduzir sinais como setas para seguir adiante.
Toda idéia tem vida. Às vezes efêmera, às vezes tão sólida como o Everest. Idéias são assim mesmo, tem que ser escaladas, para lá de cima visualizar toda a extensão da mesma. E daí é só descida? Não. Idéias do tamanho de montanhas tem várias faces e nos dão asas. Melhor até do que aquela propaganda do energético. Recebem as benesses das energias que circundam os que originalmente são puros em suas intenções. É difícil subir montanhas. Seus pés podem se apoiar nas pedras coloridas do ego e lá vai você para o chão de novo. A escalada tem outros problemas, mas invariavelmente eles partem de você mesmo. O importante é não deixar eventuais fracassos e sucessos nos impedirem de ir além. Nem acabarem com seu bom humor.
Tenho o maior respeito quando piso no Terreiro que freqüento. Ele foi um sonho do pai Fernando Guimarães. A parte concreta é muito grande de fato, mas a imaterial, a que trata da base da montanha, onde estão fundamentados os parâmetros de filosóficos do próprio Terreiro este não tem medidas para delimitar.
Para quem não conhece, em todo terreiro há um lugar especial onde se enterram os elementos pertinentes da entidade comandante do mesmo. É a segurança do terreiro. Como todo ritual encerra em si um propósito. Como cada um tem uma interpretação diferente de um mesmo sonho, então me permito traduzir a vocês o que eu vejo. As armas do guerreiro enterradas são o adubo, que fortalecerá e protegerá a semente das idéias do dirigente daquela casa. Essa semente se desenvolve, cresce e dá frutos continuamente. Apesar de alimento abundante há os que não gostam do sabor, há os que comem mais do que deveriam, há os que mesmo com fome, não se prestam ao trabalho de colhe-las. É o livre arbítrio. Levei um tempo para entender o que fazer com esses frutos. Hoje escolho os melhores, como até saciar minha fome e coloco aqui frutos iguais, à disposição de quem quiser.
Então chego aqui a mais uma conclusão que não tem nada de fim, mas de meio. O mundo não precisa só das montanhas, mas também de planícies vastas onde as montanhas sejam vistas também à distância. Os sonhos concretizados para o bem do próximo, por vezes não tem um tamanho material muito grande, mas há muita energia invisível envolta nele. Os sonhos dos outros não precisam ser decifrados e esmiuçados, até porque você pode ser devorado por estes pensamentos. Enquanto os seus não se erguem no horizonte, seja a planície onde os ventos sopram a prosperidade e nos propiciam novos sonhos.
E depois de construir e propagar o bem, da forma que você souber e puder fazê-lo, depois de virarmos pó, quem sabe não nos encontremos nessas nebulosas cheias de energia do Universo, que mais parecem retratos de um sonho Divino...



Foto generosamente cedida pela Nely Rosa.

7 comentários:

  1. Sonhos são formas-pensamento, assim como as palavras, e cristalizam no Universo...O Universo é movimento e as energias que vêm e vão, influenciam os espíritos encarnados, de acordo com as vibrações de suas auras em cada momento.Somos todos guerreiros em busca da Luz e de sua manutenção. Somos montanhas e planícies e, sobretudo, devemos ser o que o próximo precisa, para que viva e realize seus sonhos.Não temos posições e posturas definidas nessa nossa trajetória, mas temos a obrigação comum de buscar o melhor para o desenvolvimento do nosso espírito e de quem nos cerca.
    Mais um texto sensível, carregado de profunda sabedoria e amor!! Parabéns, amiga!! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo post, vc escreve muito bem, tem muita sensibilidade e poesia em suas palavras. Seu coração é pura luz, beijos, namastê!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Andréa... perfeito!!
    Lendo, me vi em muitas partes...Acho que pensamos muito parecido... isso faz com que, ao te ler, seja como se te conhecesse a anos...
    Vc é uma pessoa abençoada... de uma sensibilidade incrível... Iluminada mesmo!!!
    Penso igual a ti sobre os sonhos... às vezes, são apenas reflexo de nossa mente querendo se esvaziar... mas, às vezes, parece realmente uma viagem de nossa alma por outros mundos, outras realidades, em busca de conhecimento...
    Nossas ideias e desejos parece que criam vida nos sonhos...
    E nossas ideias, realmente podem ser maiores e mais elevadas que montanhas... escalá-las é um crescimento pessoal intenso... Buscar as boas ideias, aquelas que vão fazer bem à nós mesmos e ao próximo, isso sim é o difícil... E isso é o que nossa alma procura para seu crescimento...
    É difícil sempre buscar o bem, fazer o bem, somos humanos e as vezes erramos, as vezes somos egoístas... mas temos que tentar... e aí, com certeza... Nossa vida será sempre abençoada por sonhos lindos e estrelas brilhantes...
    Vc é uma estrela brilhante em minha vida...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Sonhos ... O que seria de nós civilizados se não fossem os sonhos ? Tudo que usamos, apreciamos, consumimos e desperdiçamos. São produtos de um sonho.

    Existem sonhos proféticos, sonhos poéticos, sonhos roubados, sonho de valda, que só de lembrar da agua na boca.

    Um ser humano que perdeu seu sonho, simplesmente morreu ou terá que esperar pela próxima remessa, rezando para que a padaria não venha a fechar.

    Todo Mestre de valor respeita o sonho de seus discípulos fazendo que cada um deles viva todos os dias, acreditando que tudo é possivel.

    Frei Capuchino foi um ser gigante, pois venceu os campos de concentração e as Beatas. Com humor projetou seu túmulo sonhando nos detalhes. Ele tinha bom gosto, pois kisuco de uva é bom demais.

    Sonhando estrelas e sonhar com algo que não pode ser tocado. É ter esperança de construir algo que nunca foi sonhado. É acreditar que um sonho pode ser concretizado.

    Dê valor a cada sonho, mesmo que pareça confuso, mesmo que pareça materializado. Pois um detalhe desse sonho, pode estar a resposta, do verdadeiro caminho de sua felicidade.

    Parabéns pelo texto.


    Parabéns pelo texto.

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  5. "E depois de construir e propagar o bem, da forma que você souber e puder fazê-lo, depois de virarmos pó, quem sabe não nos encontremos nessas nebulosas cheias de energia do Universo, que mais parecem retratos de um sonho Divino... "

    Amém, minha linda amiga, que possamos mesmo aprender e executar as lições de caridade e respeito que os amigos espirituais nos ensinam e que ao final da jornada nos reencontremos ao lado deles. Amo os seus textos, obrigada.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Um sonho de post...

    bjobjo

    Georgiana

    ResponderExcluir
  7. Amiga Andrea,

    Obrigada por proporcionar o prazer de lê-la. Gosto muitíssimo de falar sobre sonhos, pois, desde pequena, tenho uma profunda ligação com eles. Evidentemente não é prerrogativa minha: acredito que todo ser humano tenha algum tipo de ligação com sonhos. Sua metáfora veio ilustrar dois campos mágicos e belos para mim, que são os sonhos e a Umbanda. E digo que veio ilustrar, porque para mim você conseguiu fazer um belo retrato da importância complementar de um para o outro.

    Agora, deixe-me contar a "coincidência" deste post (porque já me conformei e me habituei a ter um sinal a cada post seu, rs). Sou uma verdadeira apaixonada por incensos e minha crença neles é maior do que qualquer crença isolada que eu tenha (pois creio que um incenso seja capaz de ligar nossas crenças isoladas e torná-las uma só, na fumaça que lhes serve de transporte). Certa vez acendi um incenso de acácia no quarto, antes de dormir. Nunca havia acendido um desse antes. Pois bem... naquela noite tive um sonho que me assustou, tal era a sensação de realidade que me encobriu. Fiquei realmente amedrontada diante do poder que, para mim, teve o perfume da acácia. E passei a pensar que não deveria acender um incenso em vão, nunca mais!

    Aí chegamos a este post. Semana passada, estando numa loja para comprar incensos, comprei uma caixinha desses de acácia e pensei: "vou usar para sonhar!". E deu certo! O primeiro deles que acendi me trouxe, em sonhos, as respostas das quais precisava, aquelas que pedi em orações e que me vieram ilustradas quando dormia. E assim se dá meu entender. Não sei nada sobre sonhos, mas, se me permite, passarei a ilustrá-los com a metáfora que colocou aqui. Não quero atingir o topo de uma montanha tão rápido: eu ficaria sem fôlego! Antes, quero aproveitar cada passo quando estiver subindo e ir parando para descansar. Um dia chegarei lá! Um dia, todos chegaremos!

    Abraços fraternos, e desejos de que a luz enviada dos céus a você ilumine seu interior e seu exterior, sempre!

    ResponderExcluir