terça-feira, 7 de setembro de 2010

Energia e Movimento


Amo comprar e saborear frutas. Ir ao Mercado Municipal compara-se, no meu caso, a ir a uma boutique. Certamente por influência do meu pai. Lembro-me dos momentos felizes quando meu pai trazia para casa caixas de frutas. Chego a sentir o cheiro da casa naqueles dias. Aqui em casa meus armários podem estar cheios, mas para mim e meus filhos pequenos, se não houver frutas, estamos passando fome. Exageros à parte, as frutas trazem esta sensação de fartura.
Quando o kiwi começou a aparecer por aqui, eu já trabalhava na Secretaria de Cultura e meu pai trouxe a novidade para casa. Levei alguns para o meu lanche da tarde e algumas pessoas disseram: como você pode comer esta coisa horrorosa? Imediatamente falei que era ruim mesmo e não deveriam provar. E fiquei ali, isolada naquela imensidão de sabor verde. O tempo passou e o kiwi passou a ser popular. Esses dias meu caçula foi ao sítio de um amiguinho aqui perto e , quando voltou para casa sem fome, me explicou o motivo: passou à tarde embaixo de um giral de kiwi e estava com overdose da fruta.
Fiquei hoje pensando: como é que se explica uma energia para quem não a conhece? Acredito que seja o mesmo que explicar o sabor de uma fruta. Dizer que ela é doce ou azeda, se é verde ou vermelha ,nunca passará um décimo do seu verdadeiro sabor. É preciso experimentar.
Na última gira no Terreiro do Pai Maneco, estávamos com visitas de estudantes de parapsicologia do Japão, Inglaterra, Estados Unidos e do Brasil. Observavam ,fotografavam e filmavam. A ciência é muito importante, até para que se desenvolvam técnicas de cura e de bem estar mais assertivas. Mas saber explicar o gosto que a Umbanda tem é difícil. Uma amiga me enviou estes dias um TCC sobre Exus, pois está fazendo faculdade de Umbanda. Acho louvável. O saber pelas coisas escritas com inteligência inquestionável dão um certo alívio ao pesquisador. Mas junto-me ao grande guerreiro de Ogum, Pai Fernando Guimarães ao seu questionamento na “minha opinião” de setembro: “... porque ninguém explicou até hoje, ao menos eu desconheço, o que é o Exu em sua essência. Se é um espírito ou um elemental.” Quem são as entidades? O que são? E as energias? Graças ao Divino podemos saber o que são as energias Orixás pelos elementos da natureza.
Volto ao kiwi. Não tem como explicar seu sabor. Não trabalho com Dona Maria Padilha das Almas. Meu primeiro encontro com ela incorporada em uma médium que não me conhecia, espantou a própria médium. Me abraçou como uma mãe que abraça uma filha que caiu da bicicleta. Não falou nada e eu entendi tudo. A médium depois ficou até esperando, como me disse uns dias depois do fato, que eu fosse pedir explicações sobre aquele atendimento sem palavras. Eu havia entendido. Ela me deu amor. Não tem como explicar. E ela continua a fazer isto até hoje.
Médiuns de todas as religiões: aproveitem seus contatos com exus e pombas giras, pois eles são mensageiros do amor. Médiuns de Umbanda, não mistifiquem as entidades de esquerda que trabalham com vocês. Entidade não arria nem pra beber, nem pra fumar. Arria para que você partilhe com eles a grande ceia: o Amor Divino. Este é o grande manjar.
Ontem tive grandes lições de vida. Não acredito que aprenderia e experimentaria isto em livros. O primeiro grande ensinamento que tive foi com o seo Zé Pretinho. Senta-se uma moça à sua frente. Desesperada conta de suas aflições e questionamentos pessoais. Ele olha para ela e depois de demonstrar que nenhuma energia negativa estava agindo na vida dela, fala: não é você que vive falando que quer ser uma mulher muito poderosa nesta vida? A consulente ,espantada, olha para ele e confirma que sim. Então ele pediu que ela acendesse uma mesma vela por alguns minutos à noite,durante sete dias, rezasse e se comprometesse com o Divino a não pensar nos problemas antes de dormir. O motivo era simples: estava tendo uma grande oportunidade de se tornar poderosa: aprendendo a se controlar, a controlar seu interior. Eu mesma fiquei pasma com aquele conselho.
Depois das consultas fui tomar um axé especial no meio. Sentada ali, vi e senti todas as energias mais antigas da Umbanda à minha volta. Olhei para o Pai Maneco e estava ali ele, junto com os anciões me protegendo e me acolhendo. A taça que minha alma carrega se encheu e transbordou. Foi uma honra muito grande e nem sei se sou merecedora de receber este amor tão puro e incondicional. Espero apenas que o que transbordou da minha taça chegue ao coração de cada um que me lê e que com isso, como uma grande corrente, você possa dar ao seu próximo um pouco desta sensação que alimenta a alma.

Para ler a brilhante "minha opinião' do Pai Fernando Guimarães do mês de setembro acesse:
http://www.paimaneco.org.br/pai_fernando_minha_opiniao_2010.asp


A foto que postei aqui é uma homenagem aos pretos e pretas da Umbanda, grandes feiticeiros do Amor Divino, e que foi captada pela alma da Fernanda Grigolin. Visitem o site dela e em breve postarei mais noticias do novo livro que ela vai lançar em Outubro.
http://www.flickr.com/photos/grigolin/4911808978/

14 comentários:

  1. Só naquilo que não deve ser explicado conseguimos encontrar o mágico. Para que ir tão longe se está ao lado? A vida sempre nos ensina que o mais simples e delicado pode ser também sagrado. Pena que alguns insistem em enxergar pelo outro lado . Feliz pela certeza de que a sua energia segue no caminho mais puro,verdadeiro e claro. Um beijo. Te adoro. :])

    ResponderExcluir
  2. Pense no futuro, mas dê atenção ao que acontece exatamente agora também, já que de outra forma você inviabilizaria os dois tempos, o presente por desatendê-lo e o futuro, por não lhe dar uma base firme espiritual.. aproveite poucos tem esse dom.. beijos...

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga que aprendi a amar muito rapidamente, você escreve magistralmente, é quem tomo de exemplo nesse meu aprendizado espiritual, se assim posso dizer.
    Com você minha fé voltou a falar dentro de mim, e assim voltei a falar c Deus.
    Te admiro cada vez mais, a cada texto, a cada conversa que temos, você é iluminada de forma especial!
    Bjs da sua fã incondicional.

    ResponderExcluir
  4. Você falou de kiwi e eu lembrei quando comi pela primeira vez... quando era novidade... gostei de imediato.
    Bjokas:D

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito, bem escrito e inspirado esse texto, como sempre. Parabéns, Andréa !!!

    ResponderExcluir
  6. Já te disse que adoro essas analogias que você faz das grandezas e mistérios do Universo com as coisas aparentemente banais do dia-a-dia?

    Traz um encantamento e uma pureza incríveis ao texto, enriquece e envolve o leitor. Nós ficamos enlevados pelas palavras e situações e acabamos sentindo na media exata o que vc quis transmitir...

    Escrever, traduzir em palavras os sentimentos, é
    também um dom. Pra você, mais um, né?

    Me senti profundamente tocada, como sempre, pelo amor que transborda de você, pela energia de paz, de amor e de profunda ciência da vida, que você sempre transmite com tanta propriedade.

    Você é basicamente Luz e Amor. E poder desfrutar disso, dessa companhia maravilhosa e da sua amizade, é uma honra e tem um sabor...ah! que não se compara a nada. Te amo, amiga!! Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  7. Como explicar o a sensação do sol aquecendo a nossa face? Algumas coisas não são para ser explicadas, e sim vivenciadas. Obrigado, querida.

    ResponderExcluir
  8. Querida e iluminada amiga, adorei a foto, amo de paixão os preto-velhos, tenho o maior carinho e respeito por esses irmãos tão sábio e tão simples.

    Como sempre, tudo o que vc escreve tem a posesia do amor e da simplicidade.Como médium, sinto o mesmo que vc,é impossível explicar certas coisas. A magia de perceber que vc foi um instrumento para a comunicação do mundo espiritual e que isto gerou um bem na vida de alguém, encarnado ou desencarnado é algo que não se explica, apenas se vivencia. Sentir, ou quando se é merecedor, ver os amigos espirituais é um presente divino, assim como ler os seus texto maravilhos.Beijos de luz!!!!

    ResponderExcluir
  9. Outro dia postei um texto no meu Blog sobre a necessidade de termos equilibrio em nossa vida, e quando li seu post hoje percebi o quanto voce tem equilibrio para escrever, e um texto suave, equilibrado e muito informativo. Como voce diz em seu texto, nao tem como transmitir o sabor de uma fruta para alguem que nunca provou, assim como nao tem como mostrar em detalhes uma experiencia espiritual para quem nunca viveu algo parecido. Parabens.

    ResponderExcluir
  10. Quando li as suas DMs, não tinha entendido direito muito sobre a sua curiosidade quanto a saber por qual caminho vinha a minha D. Maria Padilha. Pensei que o seu espanto, fosse por eu ser uma Ìyá de candomblé Ketu, e assumir na rede, a minha incorporação, o meu trabalho, a minha fé e o meu respeito a essa energia. Fato raramente assumido por outros irmãos do Candomblé, por acharem que exús e pomba-giras não fazem parte do nosso culto, mas que em sua maioria,trabalham com os mesmos. Não assumem...mas trabalham! Enfim... cada cabeça uma sentença, né?
    Eu ao contrário, assumo! Trabalho sim, com muito orgulho, com uma senhora chamada Maria Padilha das 7 Catacumbas, que vem ao longo desses anos que "roda" na minha cabeça, não só cumprindo com a sua missão em ajudar a todos que chegam à sua presença, mas a mim principalmente, como sua médium. Sua sabedoria, simplicidade em conduzir e orientar os seus consulentes, tem sido uma verdadeira escola prá mim. Costumo dizer que minha mãe Òsún me adestrou...rs, mas quem vem me lapidando como ser-humano, tem sido D. Maria Padilha. Com seus "causos", com sua conduta de humildade e caridade, com sua maneira simplória de falar e orientar sobre as coisas da vida e fazer com que enxerguemos que a vida realmente é para ser vivida, procurando dar o nosso melhor, não só para nós como para os nossos semelhantes!
    Contar com a presença dela na minha vida, tem sido de extrema importância para que eu possa dar continuidade a minha missão espiritual, com garra e coragem!
    Sinto-me tbm homenageada nesse texto...talvez por ter assumido em público, o meu respeito e fidelidade a essa energia maravilhosa, que contribui sobremaneira para me tornar uma Elaine melhor!
    Mensalmente, D. Maria Padilha chega no barracão para distribuir o seu amor, essa é sua única imposição...Não se importando com a quantidade de pessoas presentes, tendo um ou inúmeros consulentes, a sua energia é com a mesma intensidade. Talvez aih, explique-se o tema desse texto: Energia X Movimento.
    Realmente, energia é para ser experimentada, vivenciada e sorvida até a sua última gota.
    A cada texto seu, te admiro ainda mais!
    Uma vida recheada de luz e muito asè!

    ResponderExcluir
  11. Vir aqui era o que me faltava para engatar essa sobrinha de semana com os dois pés (sim, porque, depois do que discorreu a respeito neste texto, jamais usarei a expressão "com o pé direito", pois essa designação religiosa direita x esquerda - e até mesmo política - me magoa. Não concordo.
    Belíssimo texto!!! Sabe quando você entende tudo o que foi colocado? Não, amiga, não estou dizendo que fiquei sem entender alguma coisa de outros textos seus, mas este, em especial, despertou um entendimento íntimo. Aqui, ó (e você sabe por que): "Médiuns de todas as religiões: aproveitem seus contatos com exus e pombas giras, pois eles são mensageiros do amor" - que lindo! Se estiver valendo para os "mínimuns" também, respondo: pode deixar :)

    Gostei de como iniciou sua narrativa. Nunca achei fácil explicar energia: deve ser porque, de fato, não tem como. Já te contei, no começo da minha adolescência tinha uma inocente veia atéia. Minha mãe ficava muito triste, porque - mesmo não sendo devota - afirma (até hoje) que só nasci graças a uma promessa que ela fez a Nossa Senhora Aparecida. Tanto é, que tenho Aparecida no nome. Sempre tentou me explicar que eu deveria ser grata à santa, e principalmente a Deus. Eu replicava que "segundo o que vi na aula de História" (ou Literatura, ou o que o valesse), Deus poderia não existir. Não tinha jeito. Os "sinais", as "confirmações" do Divino, como você sabidamente chama (acredito que neste desígnio não caiba "só" Deus, mas também as energias todas, não?) vieram depois, a partir de um sofrimento. Aos poucos, fui aprendendo a lidar com esses sinais, seja como for. Aprendi (sim) a rezar antes de dormir depois de semanas tendo pesadelos horríveis (não é redundância, não) todas as noites. Aprendi a perguntar e hoje SEI que Deus me responde. Mas se algum amigo ateu me questionar, simplesmente não tento explicar. Digo somente: "chegará sua vez de sentir por si próprio. E se não chegar, respeito seus pensamentos". Prefiro acreditar que chegará a vez de cada um.

    Ahhh, seu encontro com Maria Padilha! Quanta emoção, hein? Você também é muito AMADA, e sabe disso! Dê um beijo em seus filhos por mim, ta? Sempre fico encantada com seus comentários a respeito, aqui.

    Não lhe desejo toda a luz, porque luz não se esgota. Nem muita luz, pelo mesmo motivo. Simplesmente: tenha luz, amiga! Ótima semana e obrigada por mais essa!

    ResponderExcluir
  12. Vir aqui era o que me faltava para engatar essa sobrinha de semana com os dois pés (sim, porque, depois do que discorreu a respeito neste texto, jamais usarei a expressão "com o pé direito", pois essa designação religiosa direita x esquerda - e até mesmo política - me magoa. Não concordo.
    Belíssimo texto!!! Sabe quando você entende tudo o que foi colocado? Não, amiga, não estou dizendo que fiquei sem entender alguma coisa de outros textos seus, mas este, em especial, despertou um entendimento íntimo. Aqui, ó (e você sabe por que): "Médiuns de todas as religiões: aproveitem seus contatos com exus e pombas giras, pois eles são mensageiros do amor" - que lindo! Se estiver valendo para os "mínimuns" também, respondo: pode deixar :)

    Gostei de como iniciou sua narrativa. Nunca achei fácil explicar energia: deve ser porque, de fato, não tem como. Já te contei, no começo da minha adolescência tinha uma inocente veia atéia. Minha mãe ficava muito triste, porque - mesmo não sendo devota - afirma (até hoje) que só nasci graças a uma promessa que ela fez a Nossa Senhora Aparecida. Tanto é, que tenho Aparecida no nome. Sempre tentou me explicar que eu deveria ser grata à santa, e principalmente a Deus. Eu replicava que "segundo o que vi na aula de História" (ou Literatura, ou o que o valesse), Deus poderia não existir. Não tinha jeito. Os "sinais", as "confirmações" do Divino, como você sabidamente chama (acredito que neste desígnio não caiba "só" Deus, mas também as energias todas, não?) vieram depois, a partir de um sofrimento. Aos poucos, fui aprendendo a lidar com esses sinais, seja como for. Aprendi (sim) a rezar antes de dormir depois de semanas tendo pesadelos horríveis (não é redundância, não) todas as noites. Aprendi a perguntar e hoje SEI que Deus me responde. Mas se algum amigo ateu me questionar, simplesmente não tento explicar. Digo somente: "chegará sua vez de sentir por si próprio. E se não chegar, respeito seus pensamentos". Prefiro acreditar que chegará a vez de cada um.

    Ahhh, seu encontro com Maria Padilha! Quanta emoção, hein? Você também é muito AMADA, e sabe disso! Dê um beijo em seus filhos por mim, ta? Sempre fico encantada com seus comentários a respeito, aqui.

    Não lhe desejo toda a luz, porque luz não se esgota. Nem muita luz, pelo mesmo motivo. Simplesmente: tenha luz, amiga! Ótima semana e obrigada por mais essa!

    ResponderExcluir
  13. Impactantes los relatos y vivencias de Andrea que siempre te dejan atónitos y fuera de si, por la belleza y la forma de escribir y narrar.
    Impacta el lenguaje del silencio que es mejor en muchas oportunidades a los otros mensajes llenos de palabras que nada dicen en la mayoría de las veces. Impacta, sus recuerdos con la naturaleza y el mercado al compararlo con la vanidad de las boutiques o almacenes de mujeres, y tiene razón el kiwi es un fruto quizá feo, pero exquisito y con mucha vitamina C además de otras, claro está y su aspecto interior si es bello y sabor indescriptible.
    Por eso, creo que el mensaje es : No seamos críticos sólo por las apariencias, sino veamos el contenido, lo que realmente vale. Esto es aplicable a la vida diaria y sencilla y la veremos de otro modo, como lo ve Andrea, la gran mujer con un corazón lleno de ternura y viviencias que envidian.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    Chocante histórias e experiências de Andrea que sempre deixá-lo espantado e fora de si, a beleza ea forma de escrever e narrar.
    Bata a linguagem do silêncio que é melhor em muitas oportunidades para outros lugares cheios de palavras que não dizem nada, na maioria das vezes. Impactos, as suas memórias com a natureza e do mercado, em comparação com a vaidade das mulheres de boutiques ou lojas, e com razão, o kiwi é uma fruta talvez feia, mas deliciosa e rica em vitamina C, entre outros, é claro, e sua forma se interior é lindo e indescritível sabor.
    Então eu acho que a mensagem é: Não ser crítico apenas pelas aparências, mas ver o conteúdo, o que realmente importa. Isso se aplica à vida diária simples e vamos ver de outra forma, como visto Andrea, a grande mulher com um coração cheio de ternura e Experimentando que inveja.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    ResponderExcluir
  14. O sabor não se explica, assim como DEUS não se explica, assim como o bem e o mal é simplesmente um ponto de vista.

    Como dizer que DEUS é bom e o Diabo é ruim ? Mas tudo não é obra de DEUS. Lücifer não foi o mais importante de todos os Anjos ?.

    Exus e Pombagiras são bons ou Ruins dependendo do lado que estão. E por falar em Kiwi, também gosto assim como o mamão. Agora não me pergunte sobre o figo, esse nunca comi.

    Parabéns pelo texto.

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir