domingo, 16 de janeiro de 2011

Orixás e a Tragédia no Rio

Lembro-me vivamente da fisionomia do casal e seu pequeno filho, aterrorizados diante da afirmativa do Dyogo: Coelhos são para comer. Não se brinca com eles e nem se dá nomes. Comida é comida. Lógico, moramos em um sítio e uma vez em Roma seja romano. O casal e seu filho acostumados à vida selvagem que shoppings e lanchonetes podem proporcionar jamais sonhariam em receber tal resposta ao tentarem agradar os dois coelhos que estávamos criando.
O fato é que o Dyogo desde pequeno já viu matarem porcos ,coelhos,galinhas e para ele isso é normal, além de sinal de festa. Não há maldade nisto, apenas sobrevivência de uma certa forma. Hoje por exemplo foi um grande domingo: os filhotes de cachorro já têm mais de um mês então as crianças puderam nomeá-los e com isso fortalecê-los para que sobrevivam. É outras das coisas comum do pessoal dos matos.
Esta semana vários amigos me perguntaram se os Orixás estão brabos e por este motivo ocorreu a tragédia no Rio de Janeiro. Estaria Yansã incomodada com o comportamento humano? Ou Oxum abrindo seus leitos dos rios para afogar  os incautos ,como vingança? Ou ainda o barro teria sido despejado por Nanã a pedido de Xangô?Devemos fazer amalás pedindo perdão? Foram muitas e variadas perguntas. Vou copiar aqui um pequeno trecho do novo livro do pai Fernando que diz o seguinte sobre os Orixás: “No Terreiro do Pai Maneco nós cultuamos os seguintes Orixás que eu considero Cósmicos: Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum e Iansã. Entendo como Orixá Cósmico aquele pedaço do espaço que tem uma atuação direta no nosso planeta irradiando por afinidade áreas especificas. Ogum sobre os metais, Oxossi sobre a Natureza, Xangô sobre as pedras, Iemanjá sobre o mar, Oxum sobre os rios e cachoeiras e Iansã sobre o vento e tempestades. Oxalá atua em todo o planeta através dos outros seis Orixás
Ora, são energias imanentes do Divino, pedaços do Todo para compreendermos melhor. São energias que nos regem há milênios ,embora levem outros nomes nas mais variadas religiões. Enquanto a humanidade entendia muito pouco do funcionamento da natureza, quando tudoera apenas um grande sítio, era normal atribuir aos deuses a prosperidade ou o caos. Hoje sabemos que o planeta está vivo e portanto a natureza se renova e se reconstrói. Um rio seguirá seu curso,mesmo que seja necessária força para isso. Ninguém impede o vento, nem a chuva de cair, mas há com certeza conhecimento para evitar tragédias. E se há uma forma de antever tais tragédias há de se presumir também que, o Divino em sua Infinita Sabedoria, nos deu condições intelectuais de nos preservarmos. Então fica claro que não é culpa de nenhum Orixá e sim da falta de planejamento.
Gostaria também de falar sobre amalás. Ao fazer uma oferenda a um Orixá estamos criando um campo de energia que através de nosso pedido fortalecerá alguém ou alguma situação. Aprendi com o Pai Fernando que se por exemplo projetarmos esta energia a algo muito grande , como por exemplo ,o combate às drogas, esta energia se dissipará. Se a focarmos ela surtirá um efeito melhor. Sugiro aos que querem fazer amalás que foquem nas pessoas que estão auxiliando, a um grupo específico, para que tenham cada vez mais força para ajudar a quem precisa. Ou a parentes e amigos envolvidos.
A grande manifestação de força da energia dos Orixás está sendo demonstrado nas pessoas que têm auxiliado exaustivamente. Voluntários e mais voluntários anônimos, verdadeiros heróis brasileiros. Albert Einstein falava: "A alegria de ver e entender é o mais perfeito dom da natureza." Estamos vendo e entendendo que o único meio de auxiliar é arregaçando as mangas. Seja por meio das doações e do controle de entrega das mesmas, seja pessoalmente no voluntariado mais que precioso, seja buscando cobrar políticas mais adequadas.
O Terreiro do Pai Maneco, aqui em Curitiba estará recebendo doações, de alimentos não perecíveis e material de higiene, de segunda a sexta, das 14 às 17 horas. O endereço é: estrada Nova de Colombo, número 5487, no bairro da Santa Cândida na cidade de Curitiba estado do Paraná. Fone: (41) 3356-7660. Gostaria que todos os Terreiros que estão em férias também se solidarizassem com os flagelados.

Coloquei hoje as tirinhas da Mafalda para que ,com bom humor, refletíssemos sobre nossa própria natureza. Gostaria também de deixar um recado para minha amiga Juliana Fideles: querida, a religião é uma forma de conversarmos com Deus, como numa espécie de rede social. Pode ser que ele não responda de pronto, mas tenha a certeza que todas as mensagens são lidas.

A citação do livro do Pai Fernando a que me referi está contida  
em http://www.paimaneco.org.br/filosofia/livro/grifos-e-recortes

Por fim gostaria de recomendar aqui  uma homenagem feita por meu amigo Francisco Vieira em seu blog às Yabás, muito bonito:

11 comentários:

  1. Como sempre, mais uma lição a ser aprendida por todos !

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Andréa, com vai?
    Ótimo texto.
    Lembra bem como o ser humano é por vezes injusto e egoísta.
    Perguntas como: 'O que fiz para Deus para merecer isto?' ou como no texto, 'os Orixas estão brabos?' Já dão sinal para uma possível situação de 'João sem braço'. Não me refiro aqui aos que foram vitimados pelas chuvas e não tem para onde ir e são realmente humildes e encontraram nestes locais uma oportunidades para tentar prosperar. Mas estou falando das mega-ocupações, feitas por magnatas, e que foram levadas pela chuva, matando e desolando trabalhadores que ali se encontravam. Como o governo local junto com toda a sua equipe de administração permitiram que esses empresários oportunistas erguessem mansões, hoteis e etc.. Em uma localidade proibida? E por mais absurdo que seja, estes mesmos empresários oportunistas aparecem na TV lamentando tudo como se a natureza tivesse sido injusta. A natureza fez seu trabalho, que por sinal isto já acontece há mais de 300 anos, pois este 'corredor' de chuvas é tradicional em todos os janeiros. A injustiça foi os governantes permitirem a ocupação, não dando conforto aos realmente necessitados com projetos de casas populares e proibindo a ocupação desenfreada dos magnatas. Talvez neste caso sim, Deus e ou os Orixas, dependendo da crença de cada um, estejam furiosos com tamanha falta de respeito com o próximo e com a natureza, pois colocar a culpa desta tragédia nos elementos etéreos ou na própria natureza é o mesmo que dar uma arma a um macaco e dizer que a culpa é do animal.

    ResponderExcluir
  3. É recorrente e comum, infelizmente, que os seres humanos busquem explicações, e pq não dizer justificativas, no sobrenatural. Tanto para o bem qto para o mal, damos 'Graças' qdo conquistamos algo e os procuramos agradar qdo da iminência ou concretude de uma catástrofe.
    A natureza tem caminhos que não entendemos. Por enquanto, penso que é melhor que não entendamos mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Talvez estejamos querendo nos livrar de uma responsabilidade que cabe a nós também. É uma tragédia, tristíssima, mas precisamos de maturidade para assumir que poderíamos ter evitado o mal maior, que estamos destruindo o planeta, estamos interferindo no ciclo das chuvas, no calor do sol, no oxigênio do ar que respiramos. O fato é que nós estamos interferindo diretamente nos domínios de forças que ainda desconhecemos e que não sabemos manipular. Temos uma arrogância de uma compreensão global que desconfio que estamos longe de alcançar. O preço que estamos pagando, muitas vezes, é o valor alto para se manter essa arrogância, que nada tem a ver com a tenacidade de Ogum, porque guerreia, busca, e consegue, alça novos horizontes, novas conquistas, vencendo tudo e todos que se puserem no seu caminho. Nada tem a ver com o massacre que chamamos de guerra, assaltos, assassinatos, em que matamos nossos irmãos. Precisamos parar de interpretar incorretamente as atitudes de nossas divindades.

    http://vazaante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Qdo vc mencionou "a religião é uma forma de conversarmos com Deus, como numa espécie de rede social. Pode ser que ele não responda de pronto, mas tenha a certeza que todas as mensagens são lidas."; tenho só uma coisa a acrescentar: temos que perceber que o tempo de Deus não é o nosso tempo, que a vontade de Deus não é a nossa vontade. A sua verdade é maior apesar de não a compreendermos.
    Essa tragédia que aconteceu no RJ abalou muito a todos nós,deixou muita gnt revoltada, triste, etc. Contudo, ninguém vê que o desmatamento da Floresta que provocou o deslisamento,que eram as matas que seguravam as terras. Ninguém vê que a poluição e desgaste das margens dos rios provocou o seu transbordamento.Ninguém percebeu que toda mudança no clima do mundo foi provocada pelo desgaste na camada de ozônio...
    Por favor, não entendam que Deus está nos punindo, longe disso. Estamos apenas recebendo o que plantamos. É a justiça divina, é a Lei de Xangô.
    o que nos resta é ajudarmos os mais nessecitados. Apoiar os nossos irmãos, pq no fundo todos nós somos resposáveis por não cuidarmos do nosso planeta.
    Citando o sábio Chico Chavier...Não podemos mudar o passado, mas podemos fazer um novo começo.

    Axé para todos!

    Camila Medeiros
    #Xeromebipa

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Andrea, cada vez que venho aqui te ler, volto com algo novo aprendido. Mais uma vez foi assim e hoje a lição que carrego comigo é a de que se almejamos um grande objetivo temos que ter pequenas metas até que chegamos lá ou nos preparemos para tal e assim é a religião, como vc aqui citou e também a vida.

    Obrigada por me ensinar tanto e me perdoe por não poder retribuir toda a força que vc sempre me dá, mas saiba, vc está sempre sempre no meu coração e estará sempre em minhas palavras, porque muitas delas aprendo aqui com vc! Te amo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia querida Andrea,

    Adorei a tirinha! Isso me faz lembrar que, se realmente queremos melhorias em nossas vidas, temos que começar por nós mesmos.

    Obrigada pela mensagem no seu texto, veio em boa hora. Algumas vezes na vida nós passamos por momentos de aprovações, aqueles momentos difíceis onde geralmente a gente não supera ou supera com alguma dificuldade.

    Durante essa última semana eu tive várias aprovações. Claro que, como ninguém é perfeito, às vezes as coisas não saem como a gente quer. Mas o importante é não deixar a peteca cair!

    E, ainda sobre o seu texto, as pessoas tem o costume de atribuir os desastres naturais, catástrofes e coisas ruins em sua vida à Deus ou sua outros seres do seu credo. 'Porque Deus quis assim'. Muitas vezes já ouvi palavras como essas de pessoas de muita fé. Mas o que essas pessoas não sabem é que essas coisas acontecem devido à forma de como cuidamos da natureza e seus recursos, e até mesmo como cuidamos de nós mesmos. Nas poucas reuniões budistas que frequentei, posso dizer que ouvi muito falar da Lei da Causa e Efeito. Então, esse ano eu desejo boas causas e ótimos efeitos para todos nós!

    Querida amiga, seus textos são sempre bem vindos!
    Abraços!

    Juliana Fideles
    @juliana_fideles.

    ResponderExcluir
  9. Andrea, amei a comparação "a religião é uma forma de conversarmos com Deus, como numa espécie de rede social. Pode ser que ele não responda de pronto, mas tenha a certeza que todas as mensagens são lidas" nada mais simples e mais correto...Parabéns! O texto é lindo e, infelizmente, o ser humano tem dificuldades em assumir suas responsabilidades sejam nas grandes tragédias ou nas contrariedades do dia a dia. Precisamos culpar alguém, no caso Deus.
    Atrevo-me a dizer mais ainda, nós desconhecemos uma Lei básica da física a "Lei da ação e reação"..Ela está presente nas grandes e nas pequenas ações. Não é castigo divino, é reação, neste caso da mãe natureza.
    Interessante como a Mafalda é atemporal né? Suas tirinhas são sempre atuais... Beijo

    ResponderExcluir
  10. Que Ogum e Oxum ajude e proteja estas pessoas, e nós meros mortais estaremos orando e pedindo por eles, e materialmente ajudando no possível.
    Muito triste ver pessoas perdendo tudo que tentou conquistar mas a perda maior é do ente querido, doi muito. Guerra.

    ResponderExcluir
  11. Belo blog, belo post!!!

    PArabens muito bom...

    Convidaria vc a conhecer meu... Ficaria muito feliz! http://mailsonfurtado.com

    ResponderExcluir