quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Espiritual

Alguns fantasmas novos me rondam. Antes que alguém venha tentar tirá-los de mim, peço que deixe-os ficar ainda e mais um pouco, para que possa decifrá-los e libertá-los, assim como minha alma. E aí Pai Fernando Guimarães posta um texto que fala sobre vida e morte no site do terreiro, então consigo saber que estou no limbo das idéias.Convido-os a visitarem ele comigo.
Vou começar do início. A Umbanda ,no princípio, tinha provas de fogo. Provas para saber se o médium estava incorporado mesmo ou não.Era um tal de andar sobre brasas, espinhos , queimar pólvora na mão, enfim uma profusão de testes absurdos mesmo e perigosos. Acredito que ninguém mais faça isso. Porém ainda percebo que os testes continuam, mas de outra forma, na  busca pelos mais fortes, e nos fortalecem para o caminho a ser seguido.
Certa vez perguntei ao pai Fernando se as entidades nos testam.Ele me respondeu que sim, mas não seria através de "pegadinhas".  A Umbanda trabalha com um elemento mágico muito importante, realmente transformador, que se chama entendimento. Para que haja entendimento você deve estar sempre consciente, o que apesar de parecer fácil não o é.
Para ser um bom umbandista você deve ser humilde, caridoso e ter fé.  Ser humilde em um mundo que preza pelo materialismo é tarefa pra Hércules nenhum botar defeito. A tudo se agrega um valor. Os nomes de entidades são um destes fatores. Há um orgulho indisfarçável em se falar que recebe tal entidade com nome mais do que conhecido no meio. Quando não é isso que importa, o que importa é a mensagem e não o mensageiro. Quando entramos numa mata escura e densa de nossas pequenas vaidades só a luz do entendimento para nos tirar de lá. Alcançar a humildade é uma prova de fogo, porque mesmo humildes podemos ter orgulho disto.
Outra prova que equivale a andar em brasas é a caridade. Ser caridoso não é só na hora em que ajudamos alguém com as mensagens e a transmutação das energias. Ser caridoso é também entender que cada um anda conforme consegue distanciar um passo do outro, o que é mais rápido para alguns é mais demorado para outros. Traçar paralelos entre os desenvolvimentos das pessoas é algo além de ridículo, vão e sem propósito. Um dia uma amiga deste meu mundo virtual da internet, me falou que sua colega de gira era muito "saidinha" e que aos olhos dela a mãe de santo nada fazia para deter aquele comportamento. Se há uma coisa que os pais e mães de santo, legítimos desenvolvedores de nossa espiritualidade, sabem é que mais cedo ou mais tarde as próprias entidades tratam de educar seus filhos no caminho da caridade. Cabe aos pais educarem, mas cabe aos filhos apreenderem a lição e incorporarem ao seu dia-a-dia.
Falo do processo educacional da Umbanda, porque ele também está presente na vida de todos sobre esta terra que querem fazer parte das falanges do bem, independente da formação religiosa. Caridade é uma palavra de sentido tão amplo que às vezes é difícil ter consciência plena dela. Caridade é saber perdoar também, é saber que todos temos limitação e que todos, enquanto vivos neste plano, ainda estamos em pleno desenvolvimento.Ser caridoso é dar a oportunidade ao próximo de ser quem ele é e de deixá-lo aprender, é ajudar quando é solicitado e principalmente não tecer julgamentos precipitados. Todo julgamento é precipitado, porque a pessoa que você é hoje pode não ser a mesma que você será daqui há um mês, como também ocorre às pessoas que estão à sua volta.Pense nisso.
Ter fé é andar sobre os espinhos desta vida. É saber que nada permanece e tudo está sempre em movimento. O calor que sente hoje será substituído pelo inverno que se aproxima, e que toda estação tem sua função. É difícil imaginar o verão nomeio de inverno rigoroso. Ser médium é saber passar esta mensagem aos que buscam conforto.
Ser médium de umbanda não é ter poderes fenomenais e irrestritos. Se assim fosse não seriam necessárias as giras. Ser médium de umbanda é saber que nada se faz sozinho e que todos fazemos parte de todos. São elos de diferentes energias Orixás que se unem formando um arco-íris de energia. 
Para ser médium de umbanda é preciso coragem. Coragem para largar velhos hábitos, e antes perceber que os possui. É se libertar dos casulos construídos com tanto carinho para nos proteger, em prol do próximo. É saber que você não é santo e como em qualquer convívio haverá conflitos pessoais, mas que o intuito disto tudo é tirar proveito e aprender a perdoar. Ah, o perdão.... Este sim é aquela mironga de congá, o grande segredo que as entidades e os altos iniciados escondem, para que aprendamos sozinhos o seu valor. Perdoando nos libertamos e almas livres alçam vôos maiores.E às vezes a pessoa mais difícil de perdoar somos nós mesmos. Como diz o texto que Pai Fernando postou , e que pertence ao Oriovisto Guimarães:" Não sabem os tolos, que imaginam se preservar, que é impossível a vida sem a morte, que o medo em excesso impossibilita o pleno viver." 
Se você crê por algum motivo, que o Divino esteja testando seus limites, pode ser que isto seja verdade. Então aconselho que ultrapasse a barreira do som e deixe seu coração falar. Escute-o com atenção. Será que é necessário mesmo sofrer? Será que não é o momento de mudar os móveis dentro de sua cabeça? Defumar as idéias e saravar um novo começo. Tudo é possível sem pré-conceitos.
"Algo só é impossível até que alguém duvida e resolve provar o contrário." Albert Einstein


Texto que citei no site do Terreiro do Pai Maneco 
 http://www.paimaneco.org.br/textos/minha-opiniao-fevereiro-2011

8 comentários:

  1. Como sempre mais uma lição ! É absorver o que é bom e deixar as energias do bem estar envolver sua alma. E digo mais , aprender a ser vc, ser um ser em harmonia com o mundo e acima de tudo ter a espiritualidade renovada todos os dias !

    ResponderExcluir
  2. Adoro seus ensinamentos. Cada vez mais tenho certeza da veracidade dessa Religião maravilhosa. #Saravá

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    ANDREA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  4. Guria tu sempre falas em fé, harmonia em acreditar em si mesmo. Ou seja, falas da vida, de viver. Pra viver intensamente tem que correr riscos, não ter medo de mostrar para o mundo a nossa volta quem, realmente, somos. Isto, como diz a propaganda, não tem preço. Teus textos valem mais que mil aulas, é um aprendizado constante, continuado....Bjos

    ResponderExcluir
  5. Super obrigada pelo seu texto.A cada publicação do seu blog aprendo muitoooo.
    bjobjobjo

    ResponderExcluir
  6. Deus e nossos queridos Orixás sempre te acompanhe!
    Lindo Texto
    Linda é a tua vontade de repassar teu conhecimento.
    Obrigado
    Saravá minha irmã de fé!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí Andréa, e Saravá o Pai Fernando!

    Essa tua postagem me lembrou do ponto do Pai Antônio:

    "Oi filho que não conhece o pai, meu Pai Antônio, bate a cabeça no chão e vai enrolando..."

    e também a música 'Teach Your Children' do Crosby, Stills, Nash and Young

    (Tradução)

    Você que está na estrada
    Deve viver sob um código
    Para então se tornar você
    Porque o passado é só uma despedida

    Ensine bem suas crianças,
    Porque o inferno dos pais delas vai passando devagar
    E alimente o sonho delas
    O que elas escolherem, aquele que você ficará sabendo

    Nunca pergunte a elas porque, se elas dissessem, você choraria
    Então só olhe pra elas e acene e fique sabendo que elas te amam

    E você, na sua juventude,
    Não pode saber os medos que cresceram nos mais velhos
    Então ajude eles com a sua juventude,
    Eles procuram a verdade antes de morrerem.

    Ensine bem seus pais,
    O inferno das crianças deles vai passando devagar,
    E alimente o sonho deles
    O que eles escolherem, aquele que você ficará sabendo.

    Nunca pergunte a eles porque, se você soubesse, você choraria,
    Só olhe para eles e acene e fique sabendo que eles amam você.

    Axé amiga!

    ResponderExcluir
  8. Muito gostoso ler seus textos, vc fala de uma forma clara de assuntos tão amplos e profundos... e ainda mistura com a umbanda que sempre tem algo a nos ensinar, parabéns!

    ResponderExcluir