terça-feira, 19 de abril de 2011

Anjos

Uma das famílias de caseiros que tive aqui gostava muito do Índio, que é o nosso cavalo. A mulher fazia uns bolinhos maravilhosos e, toda vez que os fazia, dava alguns pra agradar este pampa teimoso. Apesar de aconselhá-la a não fazê-lo na porta de casa , ela continuava. E volta e meia, lá estava ela dando os quitutes e beijando o cavalo.Certo dia, muito atarefada, fez os bolinhos e foi cuidar dos seus afazeres.O Índio que já era "íntimo" não se fez de rogado e entrou na casa para servir-se sozinho. Olha ,um cavalo dentro de casa dá um certo trabalho de tirar e é de fato uma lembrança inesquecível.
Nós e nossas experiências pessoais.Lembro-me  que na escola primária um dia a professora ensinou a diferença entre história e estória. Hoje nem sei se ensinam mais.Ela foi tão enfática que até hoje não esqueci, talvez porque goste tanto de história como de estórias. As duas têm grande importância, porque tanto com uma quanto com outra aprendemos um pouco mais a viver.
Paulo Mendes Campos numa de suas estórias falava uma grande verdade:"toda vida vivida até seu fim, dá um grande romance". Isto é real. Se você tem quarenta e bem pouquinhos anos como eu, já sabe que algumas coisas que não faziam sentindo em determinado tempo na sua vida, se resolveram e são repletos de significado. Se alguma coisa ainda não tem um significado ou um sentido claro, deixe o tempo projetar as outras cenas de sua vida que tudo se esclarecerá.
Creio que antes de nascermos escrevemos nossos roteiros de vida.Porém, em algum momento da viagem, esquecemos que é só um roteiro. Muitos espíritas e espiritualistas falam que viemos com uma missão, com algo que precisamos aprender para evoluir. Apesar de entendermos isto, quando passamos por alguma dificuldades ,sofremos de verdade e dolorosamente, esquecendo tudo que é espiritual e vivenciando o sofrimento achamos que ele é eterno. O único filme de terror que assisti no cinema  foi a Volta dos Mortos Vivos, confesso que esqueci que era uma estória e não consegui dormir por alguns dias....
O bom da vida é que nos entregamos à história, mas o ruim é que nos esquecemos de dar atenção aos detalhes às vezes. Não sei se vocês já assistiram ao filme Asas do Desejo de Win Wenders. Ali um dos anjos fala que gostaria de estar entre os vivos, não para ter filhos ou plantar árvores, mas para saborear um café e fazer coisas corriqueiras do nosso cotidiano. É um filme intenso e vale a pena ver.
Falando em intensidade, neste mesmo filme um senhor pensa assim: por que na história da humanidade não houve um período de paz grande o suficiente para ser relatada pelos historiadores? Talvez este nosso roteiro produzido antes de encarnarmos venha com uma frase específica: sem sofrimento não há evolução. E aqui coloco mais um talvez: talvez por este motivo a humanidade goste tanto de assistir sobre tragédias na mídia. A mídia explorou tanto o caso de Realengo e colocou tanto sobre o assassino que cheguei a pensar que a imprensa estava fazendo o caminho inverso da ética. A mídia sozinha não tem culpa, ela apenas alimenta a humanidade conforme sua fome. Pode ser a nossa necessidade urgente de evoluir que nos faça só absorver sofrimento.Sei lá.
Heróis e vilões se confundem em nosso dia-a-dia. E alternam seus papéis. Isto me surpreende sempre. Num só dia alguém que te defende pode subitamente empunhar a espada na jugular, como também o vilão que te deixa preso na masmorra pode te ensinar a voar livre.Tem tanta princesa por aí domesticando o dragão e tanto príncipe à espera de salvação, que estamos todos confusos quanto aos nossos verdadeiros papéis.
Infelizmente não há uma receita perfeita e única para se viver bem. Somos espectadores e atores de nosso papel principal na vivência.
Passamos a vida procurando respostas fora de nós.Diferente do famoso seriado que prega que a verdade está lá fora, posso afirmar que não. Gosto muito de uma tese descrita no livro Grifos do Passado, do pai Fernando Guimarães, que diz que nosso anjo da guarda só pode ser o nosso próprio espírito. Transcrevo aqui a explicação: " - Se temos dentro de nós a vontade e a partícula Divina, não pode ser essa essência, nosso próprio guardião? E se nessa vida, estamos vivendo uma unidade de encarnação, temos todo direito de evocar a somatória de nossas vidas anteriores, para proteger a nossa atual. Quem melhor que nosso próprio espírito, para nos proteger?
Leve sua história a sério, mas não tanto a ponto de achar que ela é infinita. Aproveite cada momento e dê um tempo a você mesmo, para estourar umas pipocas e pensar um pouco no enredo de sua vida. Daqui há pouco volto pra contar um pouco mais da minha...


 A ilustração de hoje é mais uma mandala maravilhosa do Marcelo Dalla, a Íris Mágica, que creio que cada um de nós possui. Aproveito para parabenizá-lo pelos mil seguidores e pelo trabalho fantástico que tem feito.

O livro Grifos do Passado, do Pai Fernando Guimarães, já está esgotado,mas você pode lê-lo na íntegra no site:

24 comentários:

  1. Texto interessante, faz abrir um campo no cérebro e pensar ate mesmo na infância. Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!!!
    Palavras muito sábias.. façamos as coisas sorrindo, pois lágrimas são certas no final de um filme dramático, o qual muitos chamam de "minha vida é..."
    Ah a Mandala é linda mesmo.. gosto muito de desenhá-las..
    grande beijo

    @karydeo

    ResponderExcluir
  3. "Toda vida vivida até seu fim, dá um grande romance"... com um pouco de comédia, drama, terror... Mas como todo filme, uma vida bem vivida também deixa lições para aqueles que "a assiste".
    Às vezes vejo que tenho tanto o que fazer ainda, que tenho medo de não dar tempo...
    Mas caso não dê tempo nessa, aceito de bom grado mais uma encarnação para realizar todos os planos que por ventura ficarem no papel...

    Beijos

    Angela / Luzes e Sonhos
    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Querida!!!!!! Que delícia ler seus textos, adoraria sentar um dia pra tomar um café com vc, ficaríamos horas conversando, tenho certeza. Agradeço pelo carinho, pelos parabéns, ter uma mandala aqui no seu espaço é sempre um honra!!!!
    grande bjo
    e muito Axé!!!!

    ResponderExcluir
  5. ...Infelizmente não há uma receita perfeita e única para se viver bem. Somos espectadores e atores de nosso papel principal na vivência...
    ...Aproveite cada momento e dê um tempo a você mesmo, para estourar umas pipocas e pensar um pouco no enredo de sua vida...

    Andrea;
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida queridona.

    Texto lindo!!
    Me deu vontade de ver o filme, o que farei assim que terminar de baixar....Paz e luz pra você.

    ResponderExcluir
  7. Anjos, será que eles existem? As vezes tenho certas duvidas existênciais, acho que e comum a todos, principalmente quando os reveses da vida tentam nos fazer desanimar e perder a confiança. Gosto muito das Crônicas de Narnia de C S Lewis, em um de seus livros quando a feiticeira tenta convencer os personagens que o Leão "Aslam" e o Reino de Narnia Sao objetos dos sonhos, o Paulama ( A Cadeira de Prata) diz: "Estou do lado de Aslam, mesmo que nao haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Narnia nao exista. (...) estamos de saída para os caminhos da escuridão, onde lassaremos nossas vidas procurando o mundo Superior. Nao que nossas vidas devam ser muito longas, certo; mas o prejuízo e pequeno se o mundo existente e um lugar tão chato como a senhora diz." então, mesmo que nao haja anjos ou um mundo superior, e melhor passar a vida buscando algo melhor, do que se acomodar a este tão cheio de imperfeições e achar que tudo acaba aqui.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma curiosa. E por esta razão, não me apego muito às crenças de nenhuma cultura, estudo-as, e absorvo aquilo que imagino ser válido para a minha evolução. Ultimamente ando lendo muito sobre a Teosofia, o que, o seu texto, tem muito à ver.
    A Teosofia ( óbvio que não sou uma especialista e que minhas interpretações podem ser diferentes das demais ) diz que o seu espírito, a sua energia, é o que podemos chamar de "Deus", ou seja, o SEU Deus, cada um tem a oportunidade de evoluir a ponto de seu espírito ter uma energia tão grande quanto a energia de um Deus. E isso só depende da pessoa. Na índia, usa-se a palavra Namastê, que significa, o Deus dentro de mim saúda o Deus dentro de você. As varias teorias usadas pelos seres humanos para dar uma explicação à tudo, por vezes, encontram-se em significados que são mútuos, se interpretados de forma coerente.
    Os anjos podem ser pessoas iluminadas que você encontra no seu caminho. Assim como pode ser aquela voz que diz ao seu ouvido o que fazer ou não fazer. Acredito que anjos são as energias que rondam o seu corpo astral, que são somatórias das energias que você alimenta com as que absorvem. Ou seja, se você alimenta boas energias, o seu "anjo" estará sempre ao seu lado, agora, se as más energias tomam conta do seu pensamento, sentirá que está sozinho.
    Então, boas vibrações sempre! Problemas sempre vão aparecer, mas o sofrimento por eles é opcional.
    :)

    ps: como sempre, adoro teus textos, e adorei o livro que indicou, estou lendo.

    ResponderExcluir
  9. Cara Andreia, falar o que de seus textos? A forma da expressão do seu pensamento, composição leve,transmitindo as mensagens, mesmo as mais profundas, com a delicadeza dos seus escritos, causa no leitor uma irresistível inveja, fazendo a gente se desligar do conteúdo para só admirar a escritora. Durante o trajeto eu me perco na estrada da admiração e me obrigo a voltar aos parágrafos anteriores para entender o texto.
    Até mesmo um ateu como eu, que não acredita na mágica das diversas crenças, mas que não deixa de exclamar Saravá, Salve minha deusa! em determinados momentos da vida, me vejo lendo suas matérias cada vez mais interessado...
    Na minha infância, na fazenda de meu avô, nós tb tínhamos um "Indio", mas o nosso era o "Diamante".
    Concordo, em parte, com Fernando Guimarães, qdo ele diz que o nosso anjo somos nós mesmos, mas, pela ótica da não existência do mundo mágico, eu completo dizendo que os anjos estão no nosso pensamento, não pela existência de uma partícula divina, mas pq pensamos... Não seria o alterego da psicologia o nosso "anjo"?

    ResponderExcluir
  10. A vida, acredita, não é um sonho Tão negro quanto os sábios dizem ser. Frequentemente uma manhã cinzenta que dá para sobreviver e mais ser felizzz.... as vezes uma pequena alma errante, hóspede e companheira do corpo, que muitas das vezes pergunta...Para onde irás Eu agora??? E com certeza sempre acharemos um caminho para nossa evolução... Como disse ai em cima!!! "E isso só depende da pessoa. ê. Na índia, usa-se a palavra Namastê, que significa, o Deus dentro de mim saúda o Deus dentro de voce.." Buske esse DEUS e srá feliiiiiz!!!!! Bjos...

    ResponderExcluir
  11. Entao...
    Na vdd eu acho q nos iludimos com o q e quem nao deve e acabamos nao dando atençao aos detalhes...

    E qdo nos "desligamos" é q percebemos esses detalhes...

    O jeito é ficar ligeirooo e usar mais a razao q a emoçao.

    Smackkkk
    @vampireska

    ResponderExcluir
  12. Quão reflexivo ficamos ao ler os textos de Andréa Destefani. Realmente, histórias parecem buscar momentos conflituosos, para demonstrar evolução de nós mesmos. Nós, Cuidadores Online acabamos nos pegando ao trecho da música "A paz", naquele trecho "...uma bomba sobre o Japão, fez nascer um Japão na paz..." Enfim, maravilhoso texto.

    ResponderExcluir
  13. Bacana, Andréa.
    Existem momentos que (não por obrigação, é esporádico!) precisamos refletir sobre nossas forças e o que nos empurra.
    O bom da vida são essas curiosidades pensadas por poucos...por pessoas como você.
    Belo texto e abraço!

    ResponderExcluir
  14. Texto lindo e perfeito como sempre.
    Aprendo muito com você Andreia e como nada é por acaso, não foi por acaso que nos conhecemos.
    Você sabe como ensinar sem impor, isso é admirável!
    Muito obrigada por tudo, digo isso, pois há coisas que aprendi com você que uso no meu dia a dia e você nem imagina. rss
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  15. Adorei, amiga!! Lindo e bom de ler!

    Você é show. Te amo!!!

    Beijooos,

    Thati Nunes

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto. Fui criticada por não ter comentado o caso de Realengo no blog. Não fiz e questionei a mesma coisa que você. "...a imprensa estava fazendo o caminho inverso da ética.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  17. As estórias estão gravadas no coração e são puras como a brisa que nos fazem sonhar. As histórias são escritas com letras selecionadas com devido cuidado do historiador.

    Em um livro esotérico, estava escrito que o espírito é eterno e ele volta para evoluir. Mas a maioria não consegue e muitos deles regridem e ficam em um estado pior.

    Estado esse que se torna coletivo e essa coletividade cria grupos e até exércitos que se chocam pela falta de luz.

    Todos nós achamos que o sofrimento é eterno. mas nenhum de nós busca o fim definitivo desse sofrimento.

    Eu também assisti ao filme A Volta dos Mortos vivos e posso afirmar que aquilo é verdadeiro. quando você tiver um tempo livre em sua agenda. Te convido a visitar o centro da cidade de São Paulo a noite. Você verá cada um daqueles personagens com uma pequena diferença. Não buscam seu célebro ...

    Quanto aos mocinhos e vilões, tudo depende do ponto de vista e do lado que você esta. Muitos heróis vitoriosos do passado eram demônios para o povo subjulgado.

    No meu ponto de vista, jamais seremos nosso próprio guardião. Pois não sabemos nem onde esta nosso nariz. E se somos espíritos retornando para evolução significa que ainda somos falhos demais e por esse motivo precisamos de orientação e muita proteção.

    Estamos perdidos sim, pois esquecemos do primeiro fundamento que é amar. não amar de paixão. Mas amar de alma e coração.

    O fato de realengo é a verdade disso. Negamos amor como sociedade, e plantamos a semente do ódio como diversão. A erva daninha cresceu e soltou seu veneno, tirando da sociedade aquilo que ela plantou.

    E o incrivel de tudo isso. qual nosso sentimento em relação ao tal executor ?. "Ódio".
    Mas uma vez a semente do mal proliferou.

    E como nossa estrela Andréa escreveu. "se as más energias tomam conta do seu pensamento, sentirá que está sozinho." Somos uma sociedade de seres interiormente isolados.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  18. Asas do Desejo é um dos filmes mais marcantes que já vi, mas a cena que mais me chamou a atenção foi o abraço que o anjo dá no homem que medita tristemente sobre a vida no metrô e após o abraço sente-se reconfortado, sem saber racionalmente que foi abraçado.
    Para aprender, precisamos aprender a prestar atenção, a sentir, estar atento. Um dia eu chego lá. rsrs. bjs!

    ResponderExcluir
  19. Mais um texto lindo,impecável. Mais uma lição de vida e espiritualidade.
    Talvez sejamos realmente nosso próprio guardião, mas eu gosto da idéia de que há alguém do outro lado do espelho, olhando por mim...me dá uma segurança maior, rsrs..
    Cada novo post seu que leio é mais um aprendizado e eu agradeço a oportunidade de conviver e aprender aqui com você. Sempre. Obrigada por existir na minha vida. Beijo! ♥

    ResponderExcluir
  20. Viver é uma experiência única, um corredor com inúmeras saídas e curvas. Cruzá-lo nunca é igual. Cada um o faz à sua maneira.

    ResponderExcluir
  21. Escrevi mas pela mente, não pelo coração, como da 1ª vez... aí não flui... hahaha...
    Mas resumindo, caiu como uma luva na minha história! Várias partes...
    Antes de vir aqui ler, fui ver se tinha pipoca... rs... justamente pq o capítulo de hj da minha vida estava intenso demais, com assuntos demais, aflições demais.
    Asas do Desejo poderia acompanhar as pipocas pq está na minha lista de filmes para rever depois que cheguei de Berlim, com mais estórias e de outras vidas... ufa... pesado...
    Me enxergo no papel da princesa combatendo o dragão (da realidade material... rs) e é possível que meu príncipe esteja à espera de salvação (emocional... rs) - papéis trocados das energias feminina/masculina, sem dúvida!
    Só hj foram vários os meus papéis... e o capítulo se encerra dando tempo a mim mesma para estourar as minhas pipocas!

    ResponderExcluir
  22. Adorei cada linha desse texto. Belíssima reflexão!

    Beijos!
    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  23. Como primeiro texto que leio aqui (de muitos que ainda lerei), gostei da escrita envolvente que deixa a gente na expectativa pela continuação, querendo mais. Sou, quase nada(quase nada, lê-se MUITO) apaixonada por cavalos, então nem preciso dizer que adorei a parte do Índio.

    Essa parte: "Muitos espíritas e espiritualistas falam que viemos com uma missão, com algo que precisamos aprender para evoluir. Apesar de entendermos isto, quando passamos por alguma dificuldades ,sofremos de verdade e dolorosamente, esquecendo tudo que é espiritual e vivenciando o sofrimento achamos que ele é eterno.", me lembrou uma pequenina matéria, que eu vi em um Jornal de Umbanda que falava sobre o Chico Xavier, que ele deixava escrito em sua cabeceira: "Tudo passa.", ou seja não importa a situação, boa ou ruim, ela sempre irá passar, contudo como citado no texto esquecemos disso e achamos que aquilo nunca irá passar, sofremos, remoemos e no fim, passa e a gente fica com aquela cara de ... nossa, sofri tanto para resolver tão rápido e de uma maneira tão simples. E concordo contigo que talvez nosso roteiro venha com a frase de forma implícita: sem sofrimento não há evolução, pois é a maneira de Deus nos mostrar que determinada coisa que fizemos está errada, mas que há sempre uma segunda chance para acertarmos e evoluirmos, por isso sofremos. :)

    Enfim, depois deste imenso comentário, confesso que fiquei com vontade de assistir o filme: Asas do Desejo. :D

    Beijos e um ótimo feriado para você.

    ResponderExcluir
  24. BELO TEXTO, QUE NOPS FAZ REFLETIREM VARIOS ASPECTOS DE NOSSAS VIDAS, FAZEMOS REALMENTE O BEM? ENFRENTAMOS REALMENTE NOSSOS PROBLEMAS? COMO "UM AMIGO" ME DISSE ESSA SEMANA..."AS ONDAS NOS TRAZEM E LEVAM COISAS BOAS E RUINS, DEVEMOS VIVENCIAR AS BOAS E ENFRENTAR AS RUINS..."

    PARABENS TEXTO...

    ResponderExcluir