segunda-feira, 13 de junho de 2011

Contando Histórias

A profissão mais antiga do mundo é a de contador de histórias, inegavelmente. E tenho como comprovar: a primeira versão de um blog foram as pinturas rupestres. Quem sabe eu mesma não vivi naquela época, pintando minhas experiências pelas paredes das cavernas? Minha habilidade de desenhar é nula , mas tenho tentado passar as histórias que vivo aqui, desenhando-as da melhor forma pelas letras. Nós todos somos dependentes de boas histórias,na realidade.
Indignada esta semana com as histórias que se contam de heróis e bandidos em lugares trocados nos jornais, onde bombeiros são presos e bandidos são acolhidos, não tive como não pensar na frase de Jorge Amado, em que ele dizia que o Brasil é um país sério, apesar de surrealista.
Na busca por uma visão de dias melhores, vi uma postagem de minha amiga Paloma numa rede social, onde ela colocou esta foto aqui do seu neto Felipe. Ele havia acabado de acordar e foi ler a página de esportes, enquanto a avó deveria imprimir o time Antártica 2, que os dois haviam montado . Isso me aliviou o coração e me deu esperanças. Numa era em que a internet é tão presente, uma criança gostar de sentir o cheiro da tinta impressa num jornal é simplesmente um grande sinal.  Sinal de que a próxima geração de brasileiros ainda pode se habituar às letras e pode sim continuar contando histórias que formarão as próximas gerações.
A sabedoria dos mais velhos, a inocência e a alegria das crianças e a coragem dos adultos, formam não só a base da Umbanda como a base de toda família brasileira. Ou pelo menos deveria formar. A Paloma e seu neto Felipe têm se dedicado a produzir um campeonato mundial de futebol de bichos, com times bem variados, e assim, na brincadeira a família se une e passa suas principais idéias sobre a vida. É o tempo que compartilhamos juntos que nos fazem cada vez mais unidos. Quem sabe o Felipe não monte um blog com suas histórias? Quem sabe este não é um incentivo para você passar um tempo com melhor qualidade em família?
A vida familiar não é fácil , mas é tão necessária para o amadurecimento de uma nação que devemos sempre mantê-la em equilíbrio. Famílias se formam das mais diversas formas, seja por laços sanguíneos ou de ideais, e com este entendimento uso de uma frase de uma outra amiga da rede social , a Márcia: não há mais quem me faça baixar o cocar, porque no meu caso sei de onde vim e estou preparada para o que vier. Unidos nos protegemos, obtemos nosso equilíbrio e somos muito melhores individualmente, seja na sua própria família ou numa gira de Umbanda. É nesse aprendizado de amor e respeito que acontece a grande magia da fé, da caridade e do amor ao próximo. E são estes os elementos mágicos que usaremos para  nos fortalecer e aos que nos pedem apoio e consolo nas suas lutas diárias.
Esqueçam as manchetes  surreais por um momento. O Felipe é o herói da semana. A sua disposição em contar uma boa história com o apoio de sua avó, nos faz crer novamente que apesar de todo surrealismo da nação, a família ainda tem força e nós podemos sim ter um futuro de gente feliz, que gosta das boas histórias e trilha um caminho melhor. Só para constar, o Felipe é bisneto de Jorge Amado.

Agradeço à Cecília Amado a autorização da divulgação da foto do Felipe.



11 comentários:

  1. quando deixarmos de acreditar nas gerações futuras então não haverá mais chance para a humanidade.
    Enquantos fizermos uma semente florescer nos corações de nossos filhos, netos, companheiros, amigos, conhecidos e desconhecidos, então fizemos nossa parte no planeta
    Às vezes não conseguimos enxergar o óbvio e vc mais uma vez nos presenteia com um texto maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse uma vez, e não cansarei de repetir, admiro a sua capacidade de unir ciência e religião no mesmo texto. Perfeito!

    Abraços,
    Jorge Alberto

    ResponderExcluir
  3. Amiga querida,sempre que leio os seus textos fico me perguntando de onde sai esta magia que nos encanta em cada palavra, esta doçura e ao mesmo tempo esta força que nos leva a pensar, refletir e perceber as grandes verdades nas coisas simples. É sempre assim que me sinto quando leio o seu blog, tenho a sensação de estar vendo ali em cada letra aquilo que penso, mas que não nem sempre consigo expressar, e vc coloca tudo isto de forma clara, sensivel e cheia de sabedoria. Amei o texto e me identifiquei completamente com sua referência a inversão de papéis na nossa sociedade. Fiquei extremanente indignada com a prisão dos bombeiros, vi ali super heróis sendo abatidos pela ganância e pelo poder, pela necessidade de "aparecer" que tem os nossos políticos, estes mesmo "políticos" que zombam da população brincando de "deuses". Indignada por ver quanto espacço se dá a notícias horríveis ou a pessoas que deveriam ter vergonha de aparecer num telejornal enquanto nos privam de cultura, arte e boas notícias. Felizmente, como sempre digo, sou uma otimista incorrigível e tenho certeza de que tudo caminha para o melhor, a vida é assim, deixa-nos levar nossos tombos para que possamos aprender a valorizar o que conquistamos. Tal qual vc, fico encantada ao ver uma criança com um livro, uma família que se reune pelo simples prazer de estar juntos, trocar idéias, jogar conversa fora, para mim tudo isto é mágia e das mais poderosas. Beijos de luz minhã irmã.

    ResponderExcluir
  4. Acho que mais do que nunca, as pessoas que se dizem "do bem" precisam de unir e irradiar sua energia e mostrar que o mundo tem jeito sim, que os bons Sao maioria e que o mal só ganha destaque porque nao e comum, nem aceitável. Vejo aqui em Sao Paulo tantas iniciativas belas, dignas de aplauso, porém nao recebem destaque, pois temos em nossa essência a percepção de que fazer o bem e o dever do ser humano. O mal, nem merece comentários, deixe isso para os amargurados e aqueles que fazem dele sua fonte de riqueza. O bem vence sempre. Ou melhor, o Bem já venceu...

    ResponderExcluir
  5. De qualquer forma é bom saber que o mundo e a vida em geral ainda têm esperanças...
    E isso contado com suas palavras fica mais vivo e colorido, sem dúvida, porque você carrega o dom da escrita gravado no espírito.
    Deus te proteja. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Andréa,

    Belo texto, me vi na pele do pai daquele guri,

    pois agora com a vinda do meu pia, o Gabriel

    fico pensando de como será o futuro dele perante

    a estas modernidades e influencias que se vêem

    na televisão em qualquer horário, isso vai

    interferir na criação dele com certeza, estamos

    vivendo em um mundo que está mudando para pior

    mais a imagem mostra claramente que ainda temos

    chance, belo texto

    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Enquanto deixarmos aos nossos filhos a esperança do companherismo e da partilha, todos ainda teremos boas histórias para contar! Bju. Felipe!
    Bela Observaçäo Andréia!


    @care_athome/@lilian_anadan

    ResponderExcluir
  8. Que post primoroso, mais um! Sempre me achei uma estranha no ninho por gostar de sentir o cheiro dos livros (não vale livraria, tem que ser sebo!), amar e me envolver com as dedicatórias deixadas e de alguma forma fazer parte delas ao ter aquele preciosos objeto em mãos, que por tantas outras mãos já passou. Também me acho estranha no ninho por gostar muito de modas de viola, por exemplo (aprendi com meu avô do interior e meu tio violeiro) aos 19 anos, entre tantas, tantas outras coisas! Agora, sim: posso dizer que Felipe é meu herói, não da semana, mas da vida toda! E, amiga, se tiver oportunidade diga a Paloma que um livro da mãe dela mudou a minha vida e o rumo da minha história.
    Um beijo! Saravá!

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente me pergunto se os educadores estão de olho na internet... É muito sábio de sua parte realizar uma analogia entre blog e pintura rupestre, ambas formas de registro das ações humanas. Contudo, creio que o texto impresso e o digitalizado não concorrem. São complementares. Então, Felipe pode ler e escrever no papel o quanto quiser, mas já já vai para o teclado. Isso é irreversível, e quem comanda a educação nesse país não pode esquecer de que esse concílio precisa ser levado em conta. Mais uma vez, parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  10. Acredito que todos nós temos alguma importância nesse vasto mundo, as crianças com sua inocência nos faz perceber que as coisas simples da vida, são as melhores, os idosos que com sua sabedoria de anos de experiência nos ajudam a compreender determinadas situações e os adultos que aprendem com os idosos e ensinam os mais novos. É muito bom saber que existem pessoas como o Felipe e certeza que ele será um escritor que irá contribuir muito com a Literatura brasileira e alimentará com suas histórias, pessoas como nós que apreciamos o cheiro de tinta e de papel.

    "O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
    - Mário Quintana

    "Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas."
    - Mario Quintana

    ResponderExcluir
  11. Andréa

    Venho te devendo um comentário por aqui já faz um tempinho! saudades mesmo! a vida é louca;de uma hora para outra estamos envoltos em mil e umas obrigações profissionais, familiares e internáuticas - isso sem contar as religiosas (sim, sim) que mal dispomos de tempo (tempo, tempo, tempo, tempo...) para debater ou trocar figurinhas com os bons amigos que se querem bem e se respeitam. Penso que quando eu era um daqueles azulejistas lá dos árabes que faziam aqueles belíssimos painéis em azul e branco tb era uma espécie de blog (bicolor). famíia é aquela que você conquistou para vc atrávés das amizades - os laços de amizade são muitas vezes mais fortes que os de sangue.
    Já pensou em disponibilizar a assinatura do teu blog por e-mail? seria tão interessante!!! vá em design, adicionar gadgets, e-mails subscription...aí eu poderia re-publicar no Laços Espirituais (http://lacosespirituais.wordpress.com) aliás, assine nosso blog tb!
    beijos de luz, saravá nossas bandas de amor e paz nas graças de Iemanjá

    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir