quarta-feira, 8 de junho de 2011

Corpo e Espírito

Eu avisei. Syrus passou o dia assistindo vídeos de sustos pelo Youtube. À noite , quando eu já estava quase dormindo veio a gritaria e o choro: Mamãe as caras que eu vi na internet estão se multiplicando em minha mente,  estou com medo dos meus pensamentos! Posso dormir com vocês? Mais calmo me explicava que não conseguia dominar seus pensamentos, que fugiram do seu controle. Não havia nada de sobrenatural ,além da própria mente dele. Pensei na hora: já pensou se cada vez que nossos pensamentos fugissem do controle a gente começasse a gritar? Seria muito mais fácil de se viver assim na realidade, pois saberíamos que o que está fora do controle é nossa mente e não nossa vida.
Não é só a vida espiritual que é misteriosa, nosso próprio corpo tem um mecanismo extraordinário. Há várias teorias, por exemplo, sobre o motivo pelo qual envelhecemos. Um deles me deixou pensativa: nossa renovação celular é constante e muito pequenas partes do corpo permanecem as mesmas num período máximo de 10 anos. Em um ano apenas conseguimos trocar quase que 90% de nossas células. As células vão se copiando como um filme,e no final somos quase como uma cópia pirata grosseira do que fomos na infância.O corpo humano é uma miniatura do que é a natureza fora dele.
A idéia de que somos regidos por uma energia específica de Deus é antiga, pois vem do início do Judaísmo, que falava que nosso espírito era guardado por um anjo específico. Na Umbanda cada membro é regido por uma energia , um Orixá Cósmico. A nossa mini-natureza interna contudo se assemelha em muito as energias que regem o todo.
No cérebro acontecem tempestades como as que vemos na natureza, com direito aos raios causados pelas sinapses dos neurônios e é ele que rege toda a movimentação do tempo em nossa vida, então o cérebro e todas as suas atribuições seriam guiados pela energia Yansã/ Xangô. Outro elemento importante é o sangue e sua fluência pelo nosso corpo, sendo bombeado pelo coração e nessa nossa natureza interna seria regido por Oxum.  A vida que se renova e se copia através das células estaria a cargo de Oxóssi, orixá que personifica a saúde corpórea. Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético,esta função seria inevitavelmente de Ogum. Outro elemento muito importante, que determina quem somos e como somos ,são nossos hormônios e sua variação estaria inegavelmente correlata com Yemanjá. A relação do funcionamento de nosso corpo e sua ligação com nosso espírito seria feito, neste nosso universo particular, através de Oxalá.
Nós somos definitivamente um microcosmo e isso é brilhante. O nome de Deus na Umbanda é Zambi, e se Zambi rege o Universo temos que ter em conta que Ele está dentro de nós. É nossa obrigação manter nosso universo equilibrado, tendo em vista que temos um morador tão ilustre. Nossa ação neste mundo pode ser limitada, pois não conseguimos por vezes auxiliar a todos, nem tão pouco mudar o rumo das coisas que nos cercam.
Sozinhos não temos força que gostaríamos de ter, mas ao unirmos estes diferentes Universos, nossas naturezas tão semelhantes, e a centelha divina que há dentro de cada um, em equilíbrio, somos sim capazes de reverter situações em que a vida e a dignidade do ser humano estejam ameaçadas. Um povo unido pode sim fazer com que seus líderes apliquem recursos com mais objetividade contra a violência e à prevenção e combate às drogas.É necessária a união para que as políticas públicas de educação e incentivo às pesquisas sejam também prioridade.Enquanto não entendermos o poder que dispomos como seres humanos dotados de um espírito Divino nossa conta continuará sendo esta: 10-7=4.
Somos como velas acessas em frente ao altar do Divino. Que a sua luz se some a dos outros e que todos consigamos um caminho nessa nossa existência de mais comunhão e caridade.

17 comentários:

  1. Feliz aplicabilidade da regencia de nossos Orixás em nosso corpo existencial. Você, FELIZ AMIGA, é sim regida por um sincretismo concatenado para o uso persuasivo das palavras e sua aplicabilidade em nosso dia a dia. Persuação de bom alvitre, registre-se de passagem. Textos adoráveis e de assimilação peculiar. Adoro ler sua escrita, me leva para pensar de maneira profunda e aplicada.

    ResponderExcluir
  2. Sou uma pessoa que acredita em várias coisas.O poder da energia é somente uma delas.Importantíssima.Somos regidos por ela e cercados por ela.Nada existe sem energia.Por isto manter este equilíbrio e as energias em harmonia é fundamental para uma vida mais feliz.Se todos entendessem que passamos isto uns para os outros, acho que tudo seria mais fácil.Viver é uma troca de energia.Vamos tentar compartilhar as boas, e transmutar as que não nos fazem bem.Mil abraços cheios de luz...

    ResponderExcluir
  3. "O corpo atinge a perfeição aos 35 anos, a alma, aos 50." (Aristóteles)

    "Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para adoração da beleza." (Isadora Duncan)

    "Os corpos são hieróglifos sensíveis." (Octavio Paz)

    "Uma cabeça má arruina o corpo inteiro." (Marquês de Maricá)

    "Que o teu corpo não seja a primeira cova do teu esqueleto." (Jean Girandoux)

    "O meu corpo é feito de cinzas invisíveis." (José Luis Fidalgo)

    "Se há alguma coisa sagrada é o corpo humano." (Walt Whitman)

    "Este corpo no final será misturado com a lama. Porquê permanecer na arrogância?" (Kabir)

    "O meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro."
    (William Shakespeare)

    "Só há um templo no mundo e é o corpo humano. Nada é mais sagrado que esta forma sublime. Inclinar-se diante de um homem é fazer homenagem a esta revelação na carne. Toca-se o céu quando se toca um corpo humano."
    (Novalis)

    "O seu corpo é a base e a metáfora da sua vida, a expressão da sua existência. É a sua Bíblia, sua enciclopédia, sua história de vida. Tudo o que acontece com você é armazenado e refletido no seu corpo. No casamento da carne e do espírito, o divórcio é impossível." (Gabrielle Roth)

    "A mensagem que enviamos ao nosso corpo - seja de irritação ou apreciação - é a mensagem à qual nosso corpo responderá." (Debbie Shapiro)

    "O que está sempre falando silenciosamente é o corpo." (Norman Brown)

    "O corpo tem seu próprio modo de saber, um conhecimento que tem pouco a ver com lógica, e muito a ver com verdade; pouco a ver com controle, e muito a ver com aceitação, pouco a ver com divisão e análise e muito a ver com união." (Marilyn Sewell)

    "Mente sã em um corpo são, é uma descrição curta, mas completa, de uma condição feliz neste mundo. Aquele que tem ambos, tem muito pouco mais a desejar; e aquele que deseja ambos, será um pouco melhor em tudo."
    (John Locke)

    "O corpo, se for bem tratado, dura uma vida inteira." (N. Clarasó)

    ResponderExcluir
  4. "É nossa obrigação manter nosso universo equilibrado, tendo em vista que temos um morador tão ilustre." Querida, adorei esta frase, muiutas vezes penso que os curriculos escolares deveriam ser mudados com urgência. Aprendemos tanta coisa que usamos tão pouco e deixamos de aprender tantas outras que seriam de vital importância para o nosso crescimento espiritual e emocional. Deveríamos sim aprender, incessantemente sobre a nossa filiaçao divina e sobre a energia que nos liga, que nos torna irmãos, talvez assim conseguissemos entender que não precisamos das drogas para sermos felizes, nem de guerras para determinar quem tem poder, nem de consumismo para acalentar nossos corações, não precisariamos buscar fora de nós a satisfação e o prazer que encontramos quando nos sentimos unos com o Criador.Bjkas.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre seu texto atualissimo e pertinente. Outro dia assistindo ao programa Roda Viva onde o entrevistado era o Senador Álvaro Dias ouvi dele uma palavra que me define muito: "indignação". Acho que todos, indiferente do nível social ou função que exerça precisa ter a sensibilidade de de indignar com algo que nao esta de acordo com o bem estar de todos. Acredito que ninguém consegue realizar nada nesta vida se nao contar com a ajuda de outras pessoas, seja um atleta de alto rendimento seja um preguicoso contumaz. As pequenas tarefas que realizamos e parecem nao ter importância, quando somadas as outras varias pequenas tarefas dos outros, faz com que se tornem coisas de suma importância. Precisamos parar de lutar um contra o outro para provar que estamos certos, e sim, unir nosso melhor ao melhor do próximo e a partir dai construirmos uma sociedade melhor, nao importa se você torce pelo PSDB ou pelo PT, ou e corinthiano ou SaoPaulino, se você e católico, evangélico, espirita ou umbandista. Somos todos seres humanos, a nossa essência corpórea e basicamente a mesma. Precisamos aceitar o outro em seu ser pleno.

    ResponderExcluir
  6. Somos todos caminhantes na estrada evolutiva.
    Alguns com passos definidos, determinados e persistentes.
    Outros com passos lentos e cheios de dúvidas!!!!
    O importante é a busca da evolução espiritual.
    Venha participar da REDE SOCIAL A CASA DA PAZ
    Estaremos felizes em poder contar com sua maravilhossa presença!!!

    Adorei seu texto!

    Com carinho
    Yalorixá Lúcia D'Iansã
    A CASA DA PAZ

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da parte em que voce faz a correlação dos Orixás com os eventos intra-corpóreos nossos. Muito bom! Eu senti um arrepio ao imaginar a energia deles percorrendo meu corpo...estou sentindo falta de ir para um terreiro... faz tempo que não vou.

    ResponderExcluir
  8. Adorei. Parabéns. Vou vir sempre aqui. bjs

    ResponderExcluir
  9. Anônimo disse...O texto faz uma interessante análise a respeito do corpo humano e do corpo social. O corpo humano, compreendendo a matéria e o espírito. Quanto à matéria, nos parece que se trata de um sistema, composto de múltiplos órgãos, cujo funcionamento se dá com a admissão de nutrientes para a produz energia. Quanto a interação do sopro divino, no funcionamento desse sistema, não tenho qualquer experiência, para aceitar ou refutar a teoria proposta. Mas posso afiançar que o ser humano, como concebido, é uma dicotomia paradoxal, eis que reune num só indivíduo, o espírito e a matéria, incompatíveis entre si, de vez que a matéria demanda a satisfação das mais comezinhas necessidades fisiológicas, ao passo que o espírito, aspira a mais nobre função divina, qual seja, a perpetuação. O peso de cada uma destas forças, varia de indivíduo a indivíduo. Em uns predomina as necessidades da matéria, noutros, a nobreza do espírito.
    Essa dicotomia não equalizada, se reflete no corpo social. Daí verificarmos diferentes níveis de interação social entre os indivíduos. Uns preocupados apenas consigo próprios, outros, voltados para o as necessidades sociais, em detrimento de seu próprio bem-estar.
    É isso, prezada amiga Andréa. Parabéns pelo belo texto.
    Abraços fraternos.
    zeamerico

    ResponderExcluir
  10. lá Andréa,

    O corpo assim como nossa alma está sempre se renavando mesmo!
    Suas mutações, fascinam! Por isso é apaixonante fotografar corpos até a luz de velas!

    Muitas energias positivas de corpo e alma para vc, sua linda das letrinhas energéticas!

    ;) Abraços

    ResponderExcluir
  11. Interessante... Não sabia que a Umbanda fazia esse diálogo com a ciência, a ponto de haver correlações entre órgãos e orixás. Lendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  12. Yansã e Xangô foram generosos com você irmã, tanto materialmente como espiritualmente.
    A sincronia do espiritual com o material resulta no equilibrio. É essa junção é que serve de apoio para sobrevivermos neste mundo de expiação.

    Ricardodeogum

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo texto como um todo ! Uma das partes que me chamou atenção foi " já pensou se cada vez que nossos pensamentos fugissem do controle a gente começasse a gritar? Seria muito mais fácil de se viver assim na realidade, pois saberíamos que o que está fora do controle é nossa mente e não nossa vida.". Se aprofundarmos essa idéia e passássemos a "gritar" nossos problemas, nossas dúvidas, angustias, medos, sofrimentos, incertezas...tornaríamos mais leve o jeito de levarmos a vida, de olharmos os problemas de frente e resolve-los, dominarmos os medos e dosarmos o orgulho que as vezes nos impede de dar o primeiro passo...precisamos gritar para nós mesmos ! Que a espiritualidade como um todo nos cubra de bênçãos, axé, luz, inspiração, determinação e amor.

    Parabéns pelo texto como um todo !
    Um grande abraço,
    Umbanda No Peito

    ResponderExcluir
  14. Andréa, somospoeira cósmica... energias em constante mutação. As crianças percebem bem essas mudanças, estão afeitas a toda a sorte de impressões do mundo espiritual, é como se suas anteninhas captassem a todo momento todas as impressões do mundo
    Que Zambi nos conceda todas as energias necessárias para continuar na senda do amor da caridade e da paz

    Oxalá nos guie

    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir
  15. Olha eu aqui, amiga!!!! O que dizer desse texto? Que levo comigo para refletir. Vc diz coisas muito profundas e de uma forma tão simples...
    Grande bjo e um lindo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  16. Oteeeemo texto.
    axé.
    Kiko.

    ResponderExcluir
  17. Esse texto é magnífico, enquanto o lia fui imaginando as situações e como cada parte do nosso corpo tem a ver com os Orixás, muito interessante e eu nunca tinha me atentado pra isso. Obrigada por mais um ensinamento.

    A parte que mais gostei foi essa: "É nossa obrigação manter nosso universo equilibrado, tendo em vista que temos um morador tão ilustre." É um morador que merece respeito, amor e carinho de um coração purificado e nobre. Por isso minha amiga Andréa a frase de Pitágoras cai muito bem aqui: "Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo." Pitágoras

    E pra finalizar deixo a seguinte citação:
    "Meu corpo é uma dádiva de Deus."
    - Ellen Rocche

    ResponderExcluir