sábado, 5 de outubro de 2013

O Senhor das Almas

Hoje é um daqueles dias que não tenho dinheiro nem para o picolé. Tudo bem, nem está tão quente assim. Cada um de nós, entre os bilhões de seres humanos que permeiam todos os cantos deste mundo redondo tem sua história pessoal. O ponto crucial quando passamos por uma dificuldade é o entendimento. Nem tudo é colheita do que semeamos, porque as leis espirituais ditadas pelo ser humano às vezes parecem muito perfeitas diante pelas imperfeições que vemos, a todo momento, nos noticiários.
O grande diferencial da Umbanda se nota pelas histórias ditadas por entidades. Se você colocar de lado o apreço que tem pelo espírito protetor, pode notar que sua história – dentro da época vivida-é até bem comum .Alguns contam sua experiência pós desencarne, mas todas tem algo em comum: o ponto em que conseguem visualizar o entendimento e “passar de fase”. Este despertar é concretizado com muito esforço ,pois esta fé em um novo caminho tem que estar entranhada em sua convicção.
Sem convicção ,meus caros, nossos passos não são tão firmes e nossa postura não é tão compatível com o que está proposto. Não conseguimos, com passos cambaleantes, projetar um caminho mais firme. Aqui abro um espaço para a mensagem do seo Tranca Ruas das Almas:
“ Que a paz ,o amor e a caridade estejam em suas mentes e palavras. A tratativa do espírito é tão importante quanto a do corpo e mente. Não há como separar um do outro na vivência terrena. Os que o fazem desequilibram a balança que é regiamente vigiada. O espírito, que um dia se reunirá a alma, não pode se macular, então se esforça em permanecer íntegro. O corpo é necessário para manutenção da alma e da mente, então nele se expressam todo tipo de movimento feito pelos dois últimos. A quem muito interessa o espírito e a mente e- por achar que é vaidade cuidar do corpo- desequilibra a balança. A quem muito interessa o corpo- perde-se no equilíbrio mente-espírito.
Muito poucos entenderam a importância deste triângulo na Umbanda. É necessário uma mente voltada ao amor, um espírito realizador projetando frequentemente os passos a seguir, para que o corpo corresponda e efetue o que o conjunto se determinou. Estive na construção das pirâmides, estive em grandes incursões a novos horizontes, estive nas grandes pestes que assolaram a humanidade e nenhum daqueles que não acreditou sobreviveu. Quando eu digo sobreviver quero me referir ao projeto maior a que cada alma - em sua pureza- é destinada. Algumas almas foram forjadas para adquirir o entendimento do Amor Maior pela humanidade, então seu espírito é levado a viver em épocas mais difíceis e assim entender a utilidade e aplicação do Amor Maior. Outras almas têm o dom da Coragem, outras da Inovação, da Beleza, enfim partículas importantes de algo maior. Estes espíritos se misturam em comunidades, cidades, religiões entrelaçando seus entendimentos.
Cada gota de água que vem nos rios do real conhecimento formam este grande mar que nos une. É só a partir deste saber que, por mim, foi muito resumido, é que um espírito pode se agregar às mais diferentes congregações de almas e prestar o real auxílio como entidade. Nosso trabalho não se restringe à uma facção do entendimento da fé de vocês, mas antes procuramos unir espíritos ao seu real caminho, sempre lembrando da enorme necessidade da saúde física e mental.
Reitero que sem uma fé firme, um grande propósito na caridade- que é o elemento integrador de almas, e um propósito sério no entendimento do que é o real amor ao próximo, e todas as suas variantes, é impossível evoluir e evolução é e sempre será a meta a que se propõe todo espírito que encarna.
Em paz os encontro, e em paz eu vos deixo.

Exu Tranca Ruas das Almas, a serviço de Oxalá.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário