quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mironga de Congá - A Revelação

O amor não oferece explicação. Frase de Léo Buscaglia, grande professor do Amor. Falecido em 12 de junho de 1998, falava do que é fácil falar, mas de uma dificuldade imensa de praticar. Poderia muito bem falar aqui de banhos para vários fins, entregas e entidades de Umbanda. Poderia ,mas me atrevo a falar de elementos mais complicados e ,porque não dizer, ignorados por muitos.Existem três elementos mágicos que os umbandistas não podem deixar de ter em seu "kit macumbeiro" que afastam quiumbas, vencem demandas, abrem caminho e fecham o corpo pra qualquer tipo de mal: fé, caridade e amor.
Andréa, Andréa, você deve estar caducando - pode até pensar você meu leitor. Hoje estou decidida pretenciosamente a dar algumas chaves, quem sabe você não as toma pra si?
Fé. É imprescindível. Como você pode dar o que não tem? Não, não falo da dúvida do começo, quando não sabemos se estamos mesmo incorporados, porque esta é necessária para evoluirmos. Falo de fé na vida, fé na fé de quem está ali cuidando de você no terreiro, fé no potencial da religião. Até a pedra angular da sua fé se formar leva um tempo. Porque ela passa necessariamente pela forja de Ogum, soprada pelos ventos de Yansã. É sério! Veja, dificilmente se encontra um médium que permaneceu num mesmo terreiro. Primeiro porque o desenvolvimento da mediunidade busca os afins, busca também a evolução. Segundo, o que tem sido bem comum infelizmente, a fé de alguns dirigentes tem se mostrado frágil demais. Alguns médiuns chegam em terreiros literalmente se arrastando - tipo eu- por terem perdido a fé numa esquina de melindres causada por dirigentes que já deveriam ter largados as guias há algum tempo. Não, não estou dizendo que os pais e mães de santo não sejam imunes a erros, mas tem que pensar antes de falar ou pelo menos entender o quão frágil são as pontes que constroem entre o médium e a espiritualidade.Zeladores que falam que o médium incorporado tem que controlar tudo que a entidade fala enquanto ele próprio coloca palavras na boca dos espíritos que dirigem a casa é de uma hipocrisia tão grande que não há fé que resista. 
Não se engane aquele que acha que pode fazer o que quiser na frente de um congá. A fé é um bem precioso, arma capaz de curar, de salvar e de iluminar um mundo inteiro. Não se rouba fé de ninguém, mas pode-se sim ajudar a nascer e crescer, ou pior, aniquilá-la. Cuide de sua fé como se fosse um estoque infindável de velas que irá acender em várias almas. Um médium sem fé é uma arma perigosa para ele mesmo.
Caridade. É a ação de quem tem fé. Fé em si mesmo primeiro, fé na melhoria do próximo. Não se doa nada sem o intuito de evolução de quem está doando e de quem está recebendo. É muito complicado, embora seja um ato mecânico e até social às vezes. O médium umbandista é o intermediário entre a espiritualidade e a pessoa que está sendo atendida. Quem está doando e quem está recebendo? No meu entendimento, quem recebe é o médium que tem a oportunidade através da fé, de auxiliar e aprender com o que está sendo dito. Quem é caridoso é também corajoso e paciencioso. Tem coragem de enfrentar seu próprio desenvolvimento para melhor servir e paciência para entender o que é necessário no tempo certo. Saber o nome de sua entidade não vai te fazer conhecedor da magia que é o perfeito entrosamento de quem você é e a energia que está recebendo.
Amor. O amor,como disse antes ,não oferece explicação. Mas tem exemplos. Frequentei o mesmo Terreiro da mãe Lilian Dalastra há alguns anos. Nunca troquei uma palavra com ela naquele lugar. Nas minhas memórias ,só lembro de uma gira na praia, ela recebendo Yemanjá. Uma incorporação que não me saiu da cabeça até hoje. Reconheci ali uma energia, sei lá. Ia falar com ela ,mas achei que não deveria. Quando soube que ela estava abrindo um terreiro, perguntei a uma pessoa se era legal. A pessoa me disse: não vá lá Andréa ,pois será uma gira só para a família dela. E não é que o cabra tava certo? Só não me disse que a família dela era tão grande,e que, a cada dia, ia aumentar mais.
Vou contar um segredo de exu para vocês. Nenhum Exu ,nem Pomba Gira, atua sem o amor de Yemanjá. Ela é a mãe deles todos. E sendo Exu a vibração mais próxima a nós, teríamos que ter a mesma base deles. Esta vida é uma Calunga Grande ,meus amigos, e o tempo nos mostra que nossas vivências vem em ondas. O sul do país, em especial Curitiba, vinha vivenciando uma Umbanda Social, onde médiuns frequentavam como se frequenta um clube: sem envolvimento. Quantas vezes falei aqui que é essencial varrer o terreiro? Várias. A mãe Lillian conseguiu mais do que isto. Ela conseguiu de seus filhos comprometimento. E comprometimento é uma das ações de quem experimenta amor verdadeiro.
Ainda choro ao ver as fotos dos filhos desta corrente pregando o chão, tábua por tábua. Isto é amor. Não tem explicação. Eu vi gente curada neste terreiro. Gente que acompanhei. Eu mesma senti esta cura. O amor é mais poderoso do que fundanga gente! Pai Fernando falava que cavalo alisado é cavalo estragado, o que eu rebatia falando que cabresto curto faz o cavalo dar coice. A mãe Lilian provou que "cavalo" amado- embora não dê rima- é "cavalo" fortalecido.
Agora sou obrigada a colocar um feixe de cana de açúcar nas costas desta mãe de santo, embora saiba que
ela já sente este peso. A mãe Lilian não é infalível, ela sabe disto, e está sempre atenta. Porque meus amigos quebrar paradigmas não é fácil. Em breve outros terreiros terão que aprender que sem amor não se sobrevive. Mãe Lilian nunca deixe de ser amor e, te respondendo a uma mensagem que colocou no grupo estes dias, vou te dizer que cada um dos seus filhos se esforçará sempre para serem importantes na sua vida, embora cada um saiba que não chegará aos pés da importância que você tem na vida de cada um.
Umbandistas amem-se uns aos outros e a si mesmos. As entidades de sua banda serão mais fortes se vocês fortalecerem em vocês mesmos a Caridade, a Fé e o Amor. Que Yemanjá cubra a todos com seu manto poderoso! Porque eu, eu vou é correndo comer o pão da vovó! Saravá!



Se você quiser conhecer o Terreiro da Vovó Benta ele fica na Rua José Zgoda,205 - Bairro Alto- Curitiba Paraná. Giras às quintas as 19:30h e sábados às 17h.




Um comentário:

  1. Fé, amor e caridade são a base do cristianismo. Não haverá religião cristã que não se apoie nesse tripé. Mas o lindo de tudo isso, é que acompanho esse blog há uns quatro anos, eu acho, e mesmo passando uns tempos sumida, posso dizer, com alegria, que sinto (quase vejo, de tão palpável) o seu crescimento dentro da Umbanda, o amadurecimento, a serenidade que o acompanha... consigo sentir tudo isso e me enche de muita alegria. Que Deus (Oxalá) te abençoe sempre e te conserve assim, desse jeitinho, que é tão teu e tão amado.
    Saravá, minha (sempre) dinda! Bjos

    ResponderExcluir