sexta-feira, 10 de junho de 2016

Laroyê!

Exus em terra e Miguel, no alto de seus três anos, vendo coisas que nós não enxergamos desatou a chamar seo Capa Preta e só sossegou quando a Molambo falou que o próprio havia liberado sua capa.E lá estava aquele menino feliz todo enrolado na capa do exu . Não bastando isto, Felipe de 7 anos adora cantar "Com faca de dois gumes não se deve mexer....." . Fã incondicional. 
Conheço gente grande que tem medo do seo Capa. O que é certo é certo pra ele, não é de muito sorriso, nem muita conversa. Detesta "simpatias" e seus simpatizantes, diz que a maioria não sabe o que faz. Eu sei que o que ele desfaz não tem volta.
Na Tenda de Umbanda Yansã e Ogum Beira Mar, por determinação do seo Beira, não se "muda" pra esquerda, não é de forma alguma gira de Quimbanda, porque não temos duas religiões.Umbanda é uma religião, Quimbanda é outra ,as duas muito fortes e que exigem conhecimento.Exu, Pomba Gira e Exu Mirim de Umbanda trabalham em outra frequência.
Algumas coisas é necessário ponderar: exu é movimento, movimento em espiral, contínuo e absorvente, abrangente e transmutador. Se a natureza é perfeita uma gira de Umbanda não pode ser diferente, deve ter em cada sessão equilíbrio entre todas as forças.
Exu é mensageiro, portanto ao conversar com eles você deve notar que o que se fala tem nexo: médium que transmitem mensagens vazias não estão bem conectados com seus guardiões e portanto devem desenvolver mais estes laços para que possam passar mensagens bem "configuradas".  Ninguém perde , ao estar incorporado, escutar mais o que a entidade ensina e falar menos.Todas as entidades de Umbanda ensinam se nos colocarmos na condição de aprendiz.
Exu não é "bonzinho", é guardião, então ele não vai deixar você fazer algo errado sem te ensinar o certo. "To sentindo que "meu" exu tá brabo!" Realmente pode estar, o problema é que se ele está com você mesmo. Tenha a certeza que ele faz as máscaras caírem, até as de sua noção errônea sobre o que o cerca.
Não sabemos, e quem disser que sabe está mentindo, o que são de fato as entidades. O mistério é a mola propulsora da fé, assim como os milagres o são. Volta e meia temos confirmações maravilhosas de trabalhos feitos por estes guardiões de Lei, mas na maioria das vezes são confundidos com "agentes do mal" pela função inequívoca de dar a cada um o que merece, conforme seus atos atuais. Se você tem um guardião ande na linha , porque a cobrança e o aprendizado vem sempre, tenha certeza.
Dia 13 de junho, dia de Santo Antônio é dia de Exu também. Festa de Exu é marco de um novo recomeço, de mudança de ciclo, então aproveitem e repensem a importância desta entidade em nossa amada Umbanda. E perguntem, aprendam , afinal estamos entre anjos.Laroyê! Exu é Mojubá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário