quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Fogo, Fé e Evolução!

Estes dias conversava com um pastor evangélico e ele me dizia: Andréa a gente tem que pedir paz! Achei muito estranho. Ué, mas sua religião não prega isto, nem a minha. Jesus não disse que ia trazer paz (“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada” (Mateus 10:34). Ele teve que concordar. A vida é luta e transformação.
Agora os ateus têm uma igreja na Inglaterra. Cantam, ouvem palestras, meditam sobre sua semana.Não falam mal de religiões, mas de qualquer forma estão professando uma fé. Não adianta, o ser humano é inegavelmente um ser religioso, nem que seja professando a fé de que a fé é a crença em algo que não existe. Sempre temos que combater para continuarmos vivos, ou pelo menos nos sentirmos assim.
Alguém colocou no facebook que teria como desejo ao Papai Noel que os animais não sofressem mais. Achei bonito. Caí na besteira de dizer que queria que as pessoas não sofressem mais, pra quê? Fui chamada de ativista de velhinhos e crianças e um monte de outros blablablás.Minha intenção não era ofender, mas aparentemente foi o que fiz. A década de 2010 é a década dos ofendidos e ofensores.Se não sou a favor sou contra.Oi?
É um tal de EU SOU totalmente inútil. Já falava Paulo Mendes Campos: "viver é falar de corda em casa de enforcado". Gostaria aqui de falar sobre as entidades, as linhas de Umbanda, todo universo que versa nossa religião, mas estaria agredindo até pessoas da nossa própria fé. Reguardo-me ao direito então de analisar fatos.
Estes dias teve um incêndio no Ilè Asè Loiá Tenan , as pessoas perderam seus bens, as paredes de sua história familiar, mas a casa de exu ficou misteriosamente em pé. Matérias tendenciosas e outras maravilhosas saíram na mídia. Alguns ajudaram ,mas muitos julgaram. Fora da religião não preciso falar como espetaram. O problema pior é a reação dos que conhecem.
Uns perguntaram onde estava a mãe de santo na hora (como se ela tivesse o dom de fazer o fogo cessar imediatamente), outros só fizeram perguntas pra saciar a curiosidade e alguns se sentiram semi-deuses como se o que tivesse ocorrido fosse algum castigo divino.Ah esta insondável capacidade humana de elaborar histórias convenientes para a vida e a fé dos outros.
Em meu terreiro Dona Molambo clama por evolução. Não há evolução sem caos. Jesus sabia disto, ascensionados sabem a essência de Deus. A casa de exu se manteve em pé porque sem o caos não há evolução e eles são exatamente isto.
 A tragédia nos torna fortes ,não a aceitação. A aceitação corrompe, a tragédia agrega.Porque nossa essência evolutiva é esta. Quer queiram ou não. Mais uma vez questiono: por que ateus se unem em congregações e porque é  cada vez maior a quantidade de igrejas evangélicas? Porque os primeiros não podem negar sua essência agregatória e os outros devem combater o demônio e tudo que for manifestação que não concordam com eles.
Nós? A nós somos piores. Só posso falar do que sei. é terreiro contra terreiro, barracão contra barracão. Quem é o melhor, quem tem mais médiuns, quem isso ,quem aquilo. Umbanda por exemplo não tem dogma ,mas criaram um ISO 9000 que é uma bandeira que anda circulando por aí dizendo quem é bom e quem não. 
No meio de tanta gente superior vou tentar expor o que eu penso de religião e qual o sentido de entrar em uma, sabedora de que serei criticada, além de otras cositas más. 
Entrar em uma religião é se permitir mudar, usar o fogo da experiência diferente para rever conceitos, alcançar a liberdade de quebrar paradigmas, experimentar o caos. Se engana quem entra para uma religião em busca da prosperidade, da cornucópia dos deuses. Religião é para transformar as águas paradas do espírito, é revolução interna. É o nascimento do Orixá, é a saciedade na palavra viva da entidade. Pai e mãe de santo, Babalorixá e Iyalorixá são seu terreiro ou barracão vivos neste plano, orientadores da sua gira interna de evolução, tudo que está em volta é adereço e mesmo assim eles também estão em evolução- portanto passíveis de erros e mudanças.
Não conheço muita coisa do candomblé -exige muito estudo- mas uma coisa sei: tenham medo de quem sobrevive ao caos porque estes estão ativos na evolução e protegidos pela Lei Maior. Axé!


Dedico este texto à Mãe Lu de Odé. 

2 comentários:

  1. Como sempre,copncordo em gênero,numero e grau com tuas palavras.Não que sejas a dona da verdade,não,porém felizmente possuímos dentro de nosso seguimento religioso,pessoas como vc que além de estudar,pscografar e prestar a caridade,transpassa teus conhecimentos aos que dele necessitam para cada vez mais evoluir.pobres daqueles que estacionam no tempo e cultura e se preocupam e falar de outras casas.seja do culto que for,e esquecem de olhar para seus próprios pés.Estamos aqui .realmente,somente de passagem e certamente, depois de cumprirmos nossa missão,que por sinal,nós mesmos a escolhemos,seguiremos para outra que talvez possa vir a ser aqui mesmo neste mundo,não sem antes prestarmos conta desta no qual nos comprometemos a cumprir.Tenho plena certeza de que nossa irmã,conseguirá reerguera casa novamente e e que tal acontecido de alguma forma serviu para o engrandecimento de sua Fé,pois são através de algumas derrotas que criamos fôrças ,até então,enrustidas,para darmos um passo mais grandioso e firme.Parabéns mais uma vez pela postagem e que nossos Mentores Espirituais con tinuem te iluminando e esclarecendo nossos pensamentos,para que possamos cada vez mais evoluir e tornar mais forte a nossa querida Umbanda.Boas Festas para ti e aos que te cercam e um feliz e Próspero 2018. Ogun,e todos os Orixás,assim como seus falangeiros não se esqueçam de nós.Saravá Exu Mogibá.Paulo Faria.

    ResponderExcluir
  2. Cuidado também com quem se aproximou de você, querida Andréa, com interesses materiais e com más intenções dizendo ser amiga de tua pessoa e de tua religião, mas ela é o diabo encarnado e só vai te levar ainda mais para o abismo. Que nossos Mentores nos afastem das pessoas maléficas e nos iluminem neste Novo Ano que chegou. SARAVÁ! De seu amigo de Fé!

    ResponderExcluir